24.6 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesSoja e milho: Inseticida tem bom desempenho de controle em lagartas nas...

Soja e milho: Inseticida tem bom desempenho de controle em lagartas nas culturas

Divulgação

Introduzido no mercado há cerca de dois anos, o inseticida de marca Takumi®, da Sipcam Nichino Brasil, revelou bom desempenho no controle das principais lagartas nas culturas da soja e milho, tais como a Spodoptera frugiperda e a Chrysodeixis includens ou ‘falsa-medideira’. De acordo com o engenheiro agrônomo Vitor Cabral Araújo, da área de desenvolvimento de mercado, ensaios recentes compararam produtos do chamado tratamento padrão ao inseticida de ponta da empresa ítalo-japonesa.

Conforme o especialista, na cultura da soja Takumi® entregou de 89% a 92% de eficácia no controle da Spodoptera frugiperda, no período de 10 dias após aplicado. Sobre a Chrysodeixis includens ou falsa-medideira, o inseticida transferiu indicadores de controle de 78%, acima dos tratamentos padrão, de sete a 14 dias depois da aplicação na oleaginosa.

Já na cultura do milho, acrescenta Cabral, Takumi® registrou dados ainda mais relevantes, de 96% a 99% no controle da Spodoptera frugiperda, na avaliação de sete dias a 10 dias após aplicado.

“Tanto na soja como no milho, a recomendação ideal é a de aplicar Takumi® prioritariamente no manejo de lagartas pequenas, até 3º instar (1 centímetro de comprimento)”, ressalta Vitor. “Enfatizamos também a necessidade de monitorar o início da infestação de lagartas e ter atenção quanto à boa cobertura do produto nas plantas. O tratamento correto resulta numa relação custo-benefício altamente favorável ao produtor”, salienta ele.

LEIA TAMBÉM:

Inseticida inovador contra percevejos nas culturas da soja e milho
Microrganismo Bacillus simplex auxilia nas lavouras de milho e soja  

Conforme explica o agrônomo, os resultados proporcionados pelo inseticida vêm associados às características centrais da molécula Flubendiamida 222, da Nichino do Japão, ingrediente ativo do produto. “Takumi® faz com que as lagartas cessem a alimentação, por contato e ingestão e é altamente seletivo aos inimigos naturais dessas pragas, portanto, amplamente favorável ainda ao emprego no MIP ou manejo integrado de pragas.”

ARTIGOS RELACIONADOS

Imposto de importação para soja e milho é zerado até 2021

Dois dos principais grãos da agricultura nacional - soja e milho - terão a alíquota do imposto de importação zerada a fim de manter o equilíbrio na oferta desses produtos no mercado doméstico.

Trigo: Inseticidas de duplo mecanismo de ação

O trigo na América do Sul é cultivado principalmente na região do sul, composta pela Argentina, na região dos Pampas, Sul do Brasil, Centro do Chile e partes do Paraguai e Uruguai. No Brasil há uma tendência de explorar a cultura do trigo no Cerrado, onde vem se investindo em cultivares adaptadas para a região.

Produtor de 27 anos vence o Desafio da Soja 2022

Nascido em uma família de agricultores, o jovem Matheus Leonel Nunes Alves tem interesse pela terra desde cedo -- legado do avô, seguido pelo pai e, agora, por ele.

Nova espécie de lagarta ataca à soja e põe em risco a produtividade da oleaginosa

Rachiplusia nu surge com elevada pressão em vários pontos da fronteira agrícola nacional e se caracteriza pelo alto poder de desfolha da planta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!