24.6 C
Uberlândia
sábado, junho 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesMicrorganismo Bacillus simplex auxilia nas lavouras de milho e soja  

Microrganismo Bacillus simplex auxilia nas lavouras de milho e soja  

Créditos Pixabay

O uso do Bacillus simplex nas lavouras de milho e soja pode auxiliar os agricultores a conquistarem um ganho de produtividade. É o que comprovou um estudo feito pela consultoria Mercer na região nordeste do país. Os dados foram divulgados, durante um evento para produtores rurais em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Produzido exclusivamente para o Brasil, a nova linha de biotrinsic engloba seis produtos com foco em soja e milho, e o destaque fica para o biotrinsic simplex o único no mercado que conta com o Bacillus simplex, microrganismo que promove crescimento da planta mesmo em situações de estresse como a falta de chuvas.

O ensaio da Mercer mostrou que o uso do microrganismo da Indigo proporcionou aumento dos níveis de fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S), independentemente da quantidade de chuva no período avaliado. A análise foi realizada nos primeiros seis meses do ano, durante a segunda safra de milho da região oeste da Bahia.

“O potencial produtivo da cultura do milho, principalmente durante a segunda safra, está diretamente ligado aos períodos de distribuição de chuvas durante o ciclo, ou seja, quanto maior for o período chuvoso, maiores serão as possibilidades de se alcançar excelência na produção. O grande diferencial do Bacillus simplex está justamente em proporcionar essa eficiência sem a necessidade de contar com a ocorrência de chuvas periódicas”, explica o diretor LATAM de Biológicos da Indigo, Reinaldo Bonnecarrere.

De acordo com o executivo da Indigo, é importante destacar ainda os impactos positivos fundamentais para o meio ambiente que os biológicos trazem. “Os microrganismos e bactérias contidos no Bacillus simplex ajudam a melhorar a saúde do solo, auxiliam no melhor uso da água e estimulam a biodiversidade. Ou seja, além de garantir ganhos de produtividade e rentabilidade, os agricultores que lançarem mão do uso de biológicos de alta performance ainda estarão contribuindo para uma agricultura mais sustentável.”

LEIA TAMBÉM:

Sobre Bacillus simplex

É por meio da produção de fitormônios que o bacillus simplex proporciona o melhor aproveitamento da água pela planta. Isso ocorre porque há um aumento significativo no volume da raiz da planta, com incremento de raízes secundárias e pelos radiculares. Somado a isso, o biotrinsic Simplex também atua na solubilização do fósforo ligado ao alumínio e ao ferro no solo, mais um ponto a favor do melhor desempenho das plantas. Exclusivo da Indigo, produto que possui grande compatibilidade com os químicos de mercado e alta estabilidade após o tratamento das sementes, permitindo o seu armazenamento por até 300 dias após a sua aplicação. “É uma grande inovação, pois não existe nada similar hoje no mercado de tratamento de sementes que entregue todos estes benefícios em um único produto”, ressalta Bonnecarrere. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Sementes de soja de alta qualidade

Das sementes de soja de alta qualidade, brota o potencial para uma colheita excepcional.

Fosfito é arma poderosa para o milho

Resultados de pesquisas comprovam que a aplicação foliar de fosfito em milho reduz a severidade das doenças mancha de cercóspora, mancha branca, helmintosporiose comum e ferrugens.

O real preço pago pela soja

O último informe técnico divulgado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de ...

Milho segunda safra assume protagonismo com produção estimada em 89,3 milhões de toneladas

Embora o volume seja recorde, com expansão da área plantada e de investimentos em tecnologia, Rally da Safra confirma em campo quebra provocada por intempéries climáticas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!