19.8 C
Uberlândia
domingo, abril 28, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesSoja e milho: Inseticida tem bom desempenho de controle em lagartas nas...

Soja e milho: Inseticida tem bom desempenho de controle em lagartas nas culturas

Divulgação

Introduzido no mercado há cerca de dois anos, o inseticida de marca Takumi®, da Sipcam Nichino Brasil, revelou bom desempenho no controle das principais lagartas nas culturas da soja e milho, tais como a Spodoptera frugiperda e a Chrysodeixis includens ou ‘falsa-medideira’. De acordo com o engenheiro agrônomo Vitor Cabral Araújo, da área de desenvolvimento de mercado, ensaios recentes compararam produtos do chamado tratamento padrão ao inseticida de ponta da empresa ítalo-japonesa.

Conforme o especialista, na cultura da soja Takumi® entregou de 89% a 92% de eficácia no controle da Spodoptera frugiperda, no período de 10 dias após aplicado. Sobre a Chrysodeixis includens ou falsa-medideira, o inseticida transferiu indicadores de controle de 78%, acima dos tratamentos padrão, de sete a 14 dias depois da aplicação na oleaginosa.

Já na cultura do milho, acrescenta Cabral, Takumi® registrou dados ainda mais relevantes, de 96% a 99% no controle da Spodoptera frugiperda, na avaliação de sete dias a 10 dias após aplicado.

“Tanto na soja como no milho, a recomendação ideal é a de aplicar Takumi® prioritariamente no manejo de lagartas pequenas, até 3º instar (1 centímetro de comprimento)”, ressalta Vitor. “Enfatizamos também a necessidade de monitorar o início da infestação de lagartas e ter atenção quanto à boa cobertura do produto nas plantas. O tratamento correto resulta numa relação custo-benefício altamente favorável ao produtor”, salienta ele.

LEIA TAMBÉM:

Inseticida inovador contra percevejos nas culturas da soja e milho
Microrganismo Bacillus simplex auxilia nas lavouras de milho e soja  

Conforme explica o agrônomo, os resultados proporcionados pelo inseticida vêm associados às características centrais da molécula Flubendiamida 222, da Nichino do Japão, ingrediente ativo do produto. “Takumi® faz com que as lagartas cessem a alimentação, por contato e ingestão e é altamente seletivo aos inimigos naturais dessas pragas, portanto, amplamente favorável ainda ao emprego no MIP ou manejo integrado de pragas.”

ARTIGOS RELACIONADOS

Investir em sementes de soja tratadas é rentável?

Autores Thaís Vitória dos Santos thaisvitoria104@gmail.com Denilze Santos Soares denilzesoares@gmail.com Luana Keslley Nascimento Casais luana.casais@gmail.com  Fabiana das Chagas Gomes Silva fabianachagasfa@gmail.com Graduandas em...

66% da semente da soja é tratada na indústria

O sucesso na implantação de uma lavoura está associado à qualidade da semente utilizada, bem como à proteção que ela recebe. Dessa forma, para um bom estabelecimento e desenvolvimento da semente é necessário que esta seja protegida de microrganismos e insetos que possam danificá-la. Por isso o tratamento de sementes é um dos fatores essenciais para a obtenção de uma lavoura uniforme e, consequentemente, de alta produtividade.

Produtor rural deve ter atenção

As lavouras de verão, em sua maioria, estão prestes a serem colhidas.

Apodrecimento de vagens de soja

A Embrapa Agrossilvipastoril e a Embrapa Soja acabam de elaborar um comunicado sobre ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!