19.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioTecnologia13 milhões de brasileiros não tem internet no campo

13 milhões de brasileiros não tem internet no campo

Essa diferença entre a conectividade rural e urbana mina um imenso potencial social.

Um estudo realizado em 26 países da América Latina e Caribe revelou que cerca de 72 milhões de pessoas que vivem em áreas rurais não têm acesso à conectividade com padrões mínimos de qualidade. No Brasil, o número de pessoas sem conectividade adequada é de 13 milhões.

 O estudo intitulado “Conectividade Rural na América Latina e no Caribe: estado da situação, desafios e ações para a digitalização e o desenvolvimento sustentável” foi realizado por uma parceria entre o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o Banco Mundial, a Bayer, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), a Microsoft e a Syngenta, e apresenta dados coletados entre 2020 e 2022.

O estudo realizado sobre a conectividade rural na América Latina e no Caribe forneceu um panorama completo da situação e destacou a disparidade na conectividade entre áreas urbanas e rurais. De acordo com o levantamento, enquanto 79% da população urbana dos países analisados tem acesso a serviços de conectividade significativos, apenas 43,4% da população rural possui o mesmo acesso, resultando em uma diferença de 36 pontos percentuais.

“Essa diferença entre a conectividade rural e urbana mina um imenso potencial social, econômico e produtivo no âmbito estratégico no qual está em jogo a segurança alimentar e nutricional de boa parte do planeta. Os dados constatam que existe um atraso rural que requer ações decididas e soluções inovadoras”, disse o diretor-geral do IICA, Manuel Otero.

De acordo com Gabriel Delgado, coordenador da região Sul do IICA e representante no Brasil, embora a conectividade nas áreas rurais tenha melhorado, é alarmante que 72 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe ainda não possuam acesso adequado à internet nessas áreas, com 13 milhões dessas pessoas vivendo em áreas rurais do Brasil. Delgado destaca que, assim como trens, rodovias e estradas foram importantes para o desenvolvimento em outros momentos da história, o acesso à internet é agora o divisor de águas entre o desenvolvimento e o atraso. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Conectividade para uma agricultura mais sustentável

O uso da agricultura digital promove a redução de desperdício e melhor aproveitamento de água.

Uso de feromônios no controle de pragas

O mundo mudou muito nos últimos 12 meses. As disrupções tecnológicas estão ...

Anvisa mantém proibição do uso do herbicida Paraquat

Produtos químicos, como os herbicidas, são amplamente utilizados na agricultura no controle de plantas daninhas.

Controle de pragas e doenças do café

O Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo e a temporada 2020/2021 ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!