23.4 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasSoluções agroquímicas atendem cafeicultor brasileiro

Soluções agroquímicas atendem cafeicultor brasileiro

Manejo fisiológico, controle de ácaros, insetos e doenças ancoram portfólio robusto e transferem resultados consistentes à cultura

Companhia a cada safra mais competitiva na oferta de soluções para diferentes cultivos, a Sipcam Nichino Brasil se consolidou também entre as principais desenvolvedoras de tecnologias voltadas à cafeicultura. A empresa aparece hoje à frente de importantes inovações na área, com destaque ao lançamento, recente, de bioestimulantes de última geração. Seu portfólio abrange ainda uma relação de agroquímicos de ponta, em suporte à produtividade, rentabilidade e à qualidade da bebida do café, afirma a empresa.

“São bioestimulantes, inseticidas, acaricidas, herbicidas e fungicidas, indicados ao manejo das plantas e ao controle de pragas e doenças cujo potencial para transferir danos ao cafeeiro é elevado”, resume o engenheiro agrônomo Sergio Camargo, consultor da Sipcam Nichino.

Créditos: Divulgação

Ao “amplo portfólio distribuído para o café”, segundo o agrônomo, ele associa indicadores significativos, obtidos a campo, com a correta utilização dos produtos Fujimite® 50 SC (acaricida), Trebon® 100 SC (inseticida) e dos fungicidas Brisa®, Fezan® Gold, Metiltiofan® e Cuprozeb®, além dos bioestimulantes Abyss®, Blackjak®, Stilo® Verde e Nutex® Premium.

Manejo estratégico e preciso

Segundo Camargo, o acaricida Fujimite® 50 SC controla com eficácia os ácaros da mancha anular (Brevipalpus phoenicis) e vermelho (Otyghonichus ilicis). “Trata-se de uma ferramenta ideal na execução do MIP ou manejo integrado de pragas. Esse acaricida age por contato e ingestão, é seletivo à cultura e a insetos benéficos ao cafeeiro”, salienta.

O inseticida Trebon® 100 SC, por sua vez, observa o consultor, “permanece reconhecido entre as tecnologias estratégicas visando o controle da broca-do-café (Hypothenemus hampei)”. A praga, ele lembra, é considerada uma das mais severas quanto ao potencial para ocasionar danos. “Testes e ensaios demonstram que Trebon® 100 SC funciona logo depois de aplicado. Usado conforme orientações da empresa, proporciona controle acima de 80% da população da broca”, revela.

Camargo alerta ainda para a necessidade de o produtor atentar à ocorrência de quatro doenças fúngicas economicamente relevantes: a ferrugem-do-café ou ferrugem alaranjada, a cercosporiose, a mancha Phoma e a antracnose do cafeeiro. “Pesquisas da Sipcam Nichino, em parceria com consultores de renome, respaldam os fungicidas Cuprozeb®, Brisa®, Fezan® Gold e Metiltiofan® no manejo estratégico e preciso dos patógenos causadores dessas doenças”, afirma.

Já os bioestimulantes Abyss®, Blackjak®, Stilo® Verde e Nutex® Premium, enfatiza Camargo, “entregam mais vigor às plantas do café ante condições ambientais que culminem no estresse”. Estudos da equipe técnica da Sipcam Nichino, informa ele, apuraram que o estresse hídrico, temperaturas elevadas e chuvas de granizo são fatores responsáveis por perdas representativas na produtividade, qualidade da bebida e na rentabilidade ao cafeicultor.

ARTIGOS RELACIONADOS

Linha de crédito para recuperação de cafezais aumenta

Novas medidas de apoio aos cafeicultores foram aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional

Gestão na cafeicultura

Nas últimas décadas, observam-se grandes mudanças na cafeicultura, principalmente no que diz respeito ao avanço tecnológico e ao acesso à informação.

Agronegócio impulsiona crescimento do PIB brasileiro

Compreenda como a relação entre o setor e o Produto Interno Bruto dita grande parte do crescimento econômico do país.

14 de abril: Dia Mundial do Café

O Brasil é o maior produtor de café do mundo e em MG está a maior produção nacional da bebida ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!