22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasAprosoja/MS avalia qualidade

Aprosoja/MS avalia qualidade

Soja – Créditos: shurtterstock

Técnicos da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul percorrem municípios produtores de soja para coleta e avaliação dos grãos colhidos nesta safra. O projeto de Classificação de Grãos coletará informações de 13 municípios do Estado, com a finalidade de identificar características dos grãos, que devem atender normas de segurança alimentar e influenciar positivamente na lucratividade da propriedade rural. O relatório técnico com resultados será divulgado em abril.

“Por meio desse processo de Classificação de Grãos os técnicos conseguem avaliar a padronização, o nível de impurezas, a umidade e outros critérios, baseados em metodologia do Ministério da Agricultura. O processo é de suma importância para validação da qualidade dos grãos produzidos em Mato Grosso do Sul, uma vez que suas características físicas influenciam diretamente na valorização da safra e na avaliação dos insumos utilizados, bem como no manejo empregado durante o desenvolvimento da planta e dos grãos”, explica o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi.

“O que mais levamos em consideração são os requisitos de qualidade do produto. Durante o processo os grãos são divididos em dois grupos: Grupo 1 – consumo in natura ou Grupo 2 – para outros fins. Entre os itens considerados à risca está o total de impurezas e matérias estranhas, total de grãos avariados (ardidos, queimados, mofados, fermentados, danificados, germinados, chochos e imaturos), esverdeados e partidos, quebrados e amassados. Esses são os requisitos analisados para que o produto esteja dentro do parâmetro de qualidade que seu produto é considerado”, explica o coordenador técnico da Aprosoja/MS, Dany Corrêa.

Neste ciclo os técnicos da Associação já percorreram nove municípios sul-mato-grossenses: Maracaju, Sidrolândia, Guia Lopes da Laguna, Bonito, Bodoquena, Miranda, Dourados, Vicentina e Juti. Amambai, Naviraí, São Gabriel do Oeste e Costa Rica, estão na rota técnica e devem ser atendidos ainda no mês de março. Rafael de Souza Martins e Mário Sérgio dos Santos de Oliveira, são os técnicos da Aprosoja/MS, responsáveis pela classificação de grãos, nas regiões Oeste e Sul, respectivamente.

ARTIGOS RELACIONADOS

Adfert e Cargill firmam aliança estratégica

  As empresas Adfert e Cargill promoveram o evento “ADVENTO“ para anunciar a aliança estratégica das duas empresas no segmento de agronegócios. O evento aconteceu...

Ácidos húmicos e fúlvicos garantem maior absorção da adubação fosfatada no cafeeiro

Leonardo Barros Dobbss Engenheiro agrônomo, doutor em Produção Vegetal e professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri ldobbss@gmail.com Reconhecidamente, a absorção de nutrientes...

Alto teto produtivo e tolerância à cigarrinha

A cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) é, hoje, uma das que causa maior apreensão entre os produtores.

Controle preventivo da cigarrinha automatizado

Detecção automatizada de pragas é a nova aliada no controle preventivo da cigarrinha do milho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!