28.6 C
Uberlândia
sábado, setembro 7, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiCalagem e gessagem: Princípios para um plantio eficiente do morangueiro

Calagem e gessagem: Princípios para um plantio eficiente do morangueiro

Autor

Mário Calvino PalombiniEngenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Naturalvermelhonatural@hotmail.com

Plantação de morango – Crédito: Shutterstock

Existe uma diferença importante em calagem e gessagem. A primeira aumenta o pH do solo e reduz os teores de manganês, enquanto a gessagem somente altera os teores de manganês.

No caso da calagem, o primeiro processo é a retirada de uma análise de solo para determinar, além da quantidade, o tipo de calcário a ser empregado – o calcítico, que possui de 53 a 55% de CaO e 3 a 5% MgO, ou o dolomítico, que possui 28% de CaO e 16% MgO. Estas amostras devem ser feitas antecipadamente, considerando o tempo necessário para se obter os resultados.

Próximo passo

Uma vez estabelecidas as suas necessidades, o calcário deve ser colocado sobre o solo e incorporado a uma profundidade de 20 centímetros, utilizando, de preferência, arações seguidas de gradagens.

Após o processo de incorporação, existe um período de reação do calcário, que se não for do tipo filler, deve ser de 30 dias. Somente após este período, quando o pH estiver estabilizado, os adubos devem ser adicionados. Deve-se levar em consideração o regime de chuvas para determinar o tempo necessário para execução das tarefas.

O pH é um determinante na capacidade de absorção de nutrientes pela planta. O pH abaixo de 7.0 inicia a redução de capacidade de absorver molibdênio, e abaixo de 6.5 inicia a redução de capacidade de absorver cálcio e magnésio.

O pH abaixo de 6.0 reduz a capacidade de absorver cálcio, magnésio, fósforo, potássio e enxofre. Ainda, o nitrogênio começa a ter dificuldades de absorção abaixo do pH 5.5. Já o pH acima de 7.0 inicia a redução de capacidade de absorver ferro, manganês, boro, cobre e zinco. O pH entre de 7.5 e 8.5 gera dificuldade de absorção de fósforo, enquanto o pH acima de 8.5 traz redução de capacidade de absorver cálcio e magnésio.

Por estes motivos, a recomendação é que a calagem seja feita para obter o pH 6.0, em que a absorção de nutrientes é maximizada, obtendo os melhores resultados na nutrição de plantas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Análise de solo – Essencial para calagem ou adubação

Fabiano Pacentchuk Engenheiro agrônomo, mestre em produção Vegetal e doutorando em Agronomia - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) fabianopacentchuk@gmail.com Fábio Nascimento Lima Técnico em Agropecuária e graduando em...

Adubo verde – Solo saudável para receber HFs

A adubação verde é utilizada pelos agricultores, em distintas regiões do mundo, para melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas dos solos agricultados. A eficiência da adubação verde é comprovada também no controle de nematoides, quando se utilizam leguminosas específicas, problema para o qual os produtos químicos, na maioria das vezes não são eficientes.

Benefícios da calagem e gessagem na couve-flor

A couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis) é uma planta exigente em fertilidade do solo e requer cuidados quanto ao manejo da fertilidade do solo.

Empresários adotam plataformas que levam conhecimento ao agronegócio

O avanço tecnológico acontece em ritmo acelerado, atingindo importantes setores da economia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!