Calagem: Qual o momento ideal de aplicar?

0
221

Autores

Mariane Gonçalves Ferreira Copatimarianegonferreira@gmail.com

Herika Paula Pessoaherikapaulapessoa@gmail.com

Françoise Dalprá Darivafran_dariva@hotmail.com

Engenheiras agrônomas e doutorandas em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Aplicação de calagem – Crédito: Nutrion

A calagem é a etapa do preparo do solo destinada à aplicação do calcário, e tem como objetivo neutralizar a acidez e os efeitos nocivos do alumínio e do manganês no solo e, também, fornecer cálcio e magnésio para as plantas.

Além disso, a calagem promove a elevação do pH do solo, o qual deve estar dentro dos limites estabelecidos para o desenvolvimento de cada cultura. O maior aproveitamento dos benefícios oferecidos pela calagem ocorre quando realizada com antecedência, situação em que há tempo suficiente para a reação do corretivo no solo.

 Dessa forma, é possível garantir que, no momento do plantio, a acidez e os elementos tóxicos, alumínio e manganês já estejam neutralizados e os elementos cálcio e magnésio prontamente disponíveis para utilização pelas culturas.

Benefícios

Os benefícios da calagem nas plantas podem ser observados, principalmente, no aumento do crescimento radicular e na absorção dos nutrientes essenciais para o desenvolvimento e crescimento das plantas. 

A absorção dos nutrientes é dependente do pH do solo, dessa forma, à medida que o pH aumenta, até certo limite ocorre o aumento na absorção dos nutrientes. A correção do pH do solo também cria condições adequadas para o crescimento de microrganismos benéficos, os quais podem atuar na degradação da matéria orgânica e liberação de nutrientes como nitrogênio, fósforo e enxofre para as plantas, favorecendo a nutrição adequada e, consequentemente, maximizando a produtividade.

Dessa forma, sem uma calagem adequada a nutrição das plantas é prejudicada e, consequentemente, são observadas reduções drásticas no rendimento das lavouras.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.