Fabrício Teixeira de Lima Gomes
Engenheiro agrônomo – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
agro.fabriciogomes@gmail.com
Victor Hugo Lacerda Rocha de Melo
Graduando em Agronomia – UFLA
victorlacerda16y@outlook.com
Para atingir o máximo potencial produtivo das culturas, é necessário uma série de práticas agrícolas, dentre elas a adubação. Nesse sentido, para a produção de hortaliças é necessário um adequado fornecimento de nutrientes, desde o estágio de plântula até a colheita.
Nutrientes essenciais
O potássio (K) é essencial para o desenvolvimento das plantas, atuando na abertura e fechamento de estômatos, manutenção do pH da célula e turgor celular. Além disso, atua como cofator enzimático, favorece o transporte de carboidratos e nutrientes, aumenta a absorção de nitrogênio e a síntese de proteínas.
Na cultura da cebola, a aplicação de K tem proporcionado aumento de massa fresca e diâmetro do bulbo, contribuindo para a melhoria da qualidade da cebola, reduzindo a produção de bulbos não comerciais. Além disso, o K é de grande importância na conservação pós-colheita, uma vez que a adição de K reduz a perda de massa dos bulbos.
Combinação potássio + aminoácidos
A combinação de potássio e aminoácidos tem como objetivo fornecer energia para a planta, aumentando seu metabolismo, promovendo maior uniformidade na maturação e maior translocação de carboidratos para o bulbo, o que ocasiona uma maior massa fresca e diâmetro de bulbos, resultando em maiores produtividades e qualidade dos bulbos.
A nutrição adequada com potássio apresenta uma série de benefícios para as plantas, como o incremento no crescimento das raízes, aumento de resistência a baixas temperaturas e à seca, da resistência às doenças e ao ataque de pragas, e da resistência ao acamamento, sendo uma nutriente-chave na mitigação de estresses em plantas.
Por outro lado, a aplicação de aminoácidos tem como objetivo ativar o metabolismo fisiológico, atuando na síntese de metabólitos secundários, como é o caso das moléculas de defesa. Além disso, podem induzir o aumento da atividade de enzimas antioxidantes em resposta a diferentes tipos de estresses.
Nesse sentido, a aplicação de potássio aliado a aminoácidos pode ser uma importante ferramenta na mitigação de estresses em plantas. Entretanto, são necessários mais estudos visando avaliar o efeito dessa combinação na mitigação de estresses na cultura da cebola.
Vantagens
A aplicação de potássio juntamente com aminoácidos pode proporcionar maior absorção de nutrientes, resultando em plantas mais vigorosas e, consequentemente, mais produtivas.
Além disso, potencializam o acúmulo de carboidratos no bulbo, aumentando a produtividade e qualidade da cebola, melhorando a comercialização. Além dos efeitos na produtividade, o potássio promove um maior tempo de armazenamento, reduzindo a perda de matéria seca nos primeiros 60 dias após a colheita.
Aplicação
A fertilização potássica na cultura da cebola nem sempre tem respostas significativas, mesmo sendo o nutriente presente em maior quantidade nos bulbos. A quantidade de adubo potássico necessário na cultura da cebola varia em função do solo e do clima da região.
A aplicação do potássio e aminoácidos pode ser realizada via solo ou foliar, seguindo as recomendações do produto utilizado. Entretanto, a adubação foliar com potássio deve ser realizada na fase de enchimento do bulbo, de forma complementar a adubação via solo, e não substituindo-a.