21.3 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosChegou a hora de começar a planejar a próxima safra

Chegou a hora de começar a planejar a próxima safra

Crédito Bayer
Crédito Bayer

É chegada a hora de o produtor rural começar a planejar a safra de soja 2015/16, e para conseguir uma lavoura uniforme e saudável o uso de sementes tratadas é uma das melhores soluções para o plantio das sementes, que vai de setembro a janeiro.

O principal benefício desta tecnologia é proteger as sementes do ataque inicial de pragas e doenças, ainda no solo e no crescimento inicial, que é em uma fase fundamental para o estabelecimento da cultura.

Este tipo de manejo preventivo é muito importante, principalmente nas grandes regiões produtoras do Brasil, que sofrem muito com influências climáticas. No início do semestre, o Centro de Previsão Climática do governo dos Estados Unidos informou que há 65% de possibilidade de ocorrência do El Niño na América Latina, o que significa um aumento de chuvas no início do plantio e a necessidade de mais proteção da cultura neste período.

O tratamento feito pela Bayer CropScience também protege as sementes em condições de excesso ou falta de água na lavoura, com ‘Força Anti-Stress’, promovido pelo inseticida CropStar, que atua no metabolismo da planta, promovendo melhor desenvolvimento, mais absorção de nutrientes, resultando no desenvolvimento efetivo das raízes e da parte aérea. “Para o agricultor, este é o início da proteção de seu investimento em insumos e defensivos para a nova safra“, diz Rodrigo Minguini, engenheiro agrônomo de Desenvolvimento de Mercado da Bayer CropScience.

O especialista ressalta, ainda, que em ciclos de risco, como é o caso de 2015/16, a indicação é cultivar a lavoura com semente certificada, de boa qualidade e tratada.

Minguini explica que os efeitos do El Niño não se restringem apenas às lavouras da região sul, o centro-oeste e o sudeste também sofrerão com a vinda dele. “É importante proteger a soja. Os riscos de prejuízos são grandes, pois o clima favorece o desenvolvimento de pragas na cultura. Se o produtor rural não fizer o manejo adequado, poderá ter perdas de produtividade. Para colher bons resultados é preciso investir em um tratamento de sementes de qualidade, buscando o uso do potencial produtivo da genética.“

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2015 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

ElectroPlastic – O que você procurava para cultivo protegido

  A ElectroPlastic participa da Hortitec diretamente há 15 anos, e indiretamente desde o início. “Esta é a chance de levarmos ao conhecimento dos técnicos...

GHPD na Expocafé – Mais conhecimentos para os visitantes

  A Expocafé reuniu mais de 100 instituições, representadas por empresas de toda a cadeia produtiva do café, cooperativas, imprensa, pesquisa e também instituições de...

Fertirrigação – Água e nutrição na mesma operação

A irrigação localizada por gotejamento é considerada como a aplicação de água no solo em área e profundidade restritas e com maior frequência. Essa prática normalmente não molha a totalidade do solo; utiliza pequenas vazões sob baixa pressão; é aplicada junto ao sistema radicular das plantas; necessita de maior frequência de aplicação para manter o nível de umidade no solo elevado; forma bulbos molhados no solo ou faixas úmidas, onde são cultivadas as plantas. A irrigação por gotejamento usa vazões, em seus emissores de água ou por metro linear, não superiores a 16 L/h.

Manejando as podridões bacterianas na cebola

    Igor Souza Pereira Fitopatologista do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia igor@iftm.edu.br Márcia Toyota Pereira Fitopatologista da Faculdade de Agronomia Unipac " Uberlândia mtoyotap@gmail.com   As podridões...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!