20.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosComo os aminoácidos beneficiam o algodeiro?

Como os aminoácidos beneficiam o algodeiro?

Andreza Lopes do Carmo
Graduanda em Agronomia – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Bacharel em Química – Universidade de Franca (Unifran)
andrezalopesdocarmo@hotmail.co
Adão Izidoro Junior
Engenheiro agrônomo – Universidade Paranaense (UNIPAR)
adao.junioragro@gmail.com

Crédito: Shutterstock

Em uma busca constante por melhorar o desenvolvimento de plantas e aumentar a produtividade das lavouras, os aminoácidos surgem como opção estratégica para auxiliar o agricultor em algumas ocasiões. Desta forma, é importante compreender efetivamente o que é, as funções e como os aminoácidos podem auxiliar no desenvolvimento e produtividade das culturas.
Eles têm sido utilizados como forma de mitigar estresses que podem acometer a cultura ao longo de seu ciclo. Dentre os estresses vegetais, estão inclusos toda e qualquer adversidade que afete o pleno desenvolvimento da planta, trazendo desordem ao seu metabolismo, tais como: incidência de patógenos, ataque de pragas, deriva de agrotóxicos, falta ou excesso de chuvas, nebulosidade, entre inúmeros outros fatores.
Desta forma, a aplicação de aminoácidos vem como forma de reduzir o gasto energético da planta, seja para superar condições de estresse ou para suporte nutricional, fornecendo de forma mais rápida e eficiente condições para realização da síntese de proteínas, produção de compostos intermediários dos hormônios vegetais endógenos, além de participar de efeitos complexantes em nutrientes, dentre outros benefícios.

O algodoeiro

Para o algodão, a planta necessita otimizar todos seus recursos energéticos para conseguir passar por inúmeras fases de desenvolvimento em um curto período, o que envolve o desenvolvimento de estruturas vegetativas e reprodutivas.
A fase mais crítica do ciclo do algodoeiro e fator determinante na produtividade é o pegamento das estruturas reprodutivas, que ocorre com o surgimento do primeiro botão floral por volta de 40 DAE.
Neste período, inicia a fase reprodutiva, em que a demanda de reservas aumenta de forma considerável, uma vez que se faz necessário condições ideais de nutrição e clima para a formação dos botões florais e desenvolvimento das maçãs.
Esta fase é considerada o período crítico no algodoeiro porque o botão floral é altamente sensível ao aborto até aproximadamente o 12º dia após sua formação, bem como, em média, a maçã também é extremamente sensível no respectivo tempo. O abortamento das estruturas reprodutivas impacta em até 80% de perdas na lavoura.

Vale a pena?

Com a alta exigência por nutrientes e a influência de possíveis estresses ambientais, o uso de aminoácidos se torna uma ferramenta para minimizar o abortamento das estruturas reprodutivas, pois, como mencionado acima, os aminoácidos aumentam a síntese de proteínas, potencializam a fotossíntese e diminuem os gastos metabólicos, aumentando a chance de pegamento das estruturas reprodutivas.
Vale ressaltar que o uso de aminoácidos não substitui a necessidade de uma boa correção do solo, adubação baseada em análise de solo com as devidas correções, bem como o manejo fitossanitário correto, independente da cultura trabalhada.
Qualquer dúvida, consulte sempre um agrônomo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aminoácidos ajudam na recuperação da cebola

Os aminoácidos são moléculas orgânicas estruturais e fundamentais que desempenham várias funções no metabolismo da cebola. Pensando nisso, a Enza Zaden e a Revista Campo & Negócios apresentam um artigo só sobre o tema.

Aminoácidos são aliados no controle das viroses da cebola

Na luta contra as viroses da cebola, os aminoácidos emergem como aliados valiosos, fortalecendo as defesas das plantas e garantindo colheitas saudáveis.

Aminoácidos em café resulta em maior floração

A adição de aminoácidos ao café promove uma maior floração das plantas, impulsionando a produção.

Aminoácidos

No mundo atual existe uma demanda constante, especialmente em países em desenvolvimento ....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!