22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiCondução acertada das videiras pode ser o diferencial

Condução acertada das videiras pode ser o diferencial

Murilo Albuquerque

Pesquisador da Epamig

murillo@epamigcaldas.gov.br

Foto 01- Crédito ShutterstockPor ser trepadeira, a cultura das videiras precisa de suporte para a sustentação dos ramos. A latada ou pérgola é formada por malhas suspensas a cerca de dois metros do chão. As plantas são, assim, conduzidas na horizontal, o que permite um melhor desenvolvimento e maior produção. O sistema mais utilizado para produção de uvas para vinhos finos é a espaldeira.

Erros

A escolha correta do sistema de condução das videiras deve levar em conta vários fatores, que vão desde a declividade e exposição do solo, intercepção dos raios solares, mecanização do vinhedo, destino da produção, entre outros.

O sistema de condução ideal deve permitir a máxima intercepção dos raios solares de forma a favorecer a atividade fotossintética das folhas e o consequente acúmulo de açúcar das uvas. Ao mesmo tempo, deve permitir fácil mecanização, além de aeração que permita a manutenção de um microclima pouco favorável ao desenvolvimento de doenças fúngicas.

É comum encontrar erros básicos de concepção em vinhedos, seja pela adoção de espaldeiras muito baixas, com pouca intercepção dos raios solares; latadas muito sombreadas, instaladas em regiões chuvosas e com alta incidência de doenças, assim como espaldeiras em vinhedos destinados à produção de uvas de mesa em regiões muito quentes, em que o excesso de sol nos cachos pode causar escaldadura das uvas e consequente redução de seu valor comercial.

Condução das videiras

Cada região deve escolher o sistema de condução mais adequado ao clima e ao destino da produção. Nas regiões quentes do semiárido nordestino a latada é o melhor sistema, pois permite produtividade aliada à proteção contra a incidência solar direta nas bagas.

Nas regiões chuvosas do Sudeste e Sul, as uvas finas devem ser preferencialmente cultivadas em espaldeiras, que permitam melhor aeração e exposição dos cachos, além de menor produtividade, o que irá favorecer a qualidade final do vinho. Uvas comuns para suco de uva e mesa na região sul são preferencialmente produzidas em latadas, que permitem altas produtividades por hectare.

Opções

Para as condições brasileiras, os sistemas viáveis são espaldeira, latada e Y. A latada possui as vantagens de alta produtividade e proteção dos cachos contra o excesso de calor (em regiões tropicais), mas é um sistema dispendioso e de instalação mais complicada.

Por sua vez, a espaldeira possui menor custo de instalação, permite melhor aeração dos cachos e menor incidência de doenças, mas proporciona menor produção. O sistema em Y parece ser a opção mais acertada,principalmente, para a produção de uva de mesa tipo Niágara, para as regiões vitícolas do Sudeste. Ele permite ótimas produtividades, boa área foliar e menor custo de instalação, se comparado à latada.

Essa matéria você encontra na edição de maio 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Abobrinha livre de viroses

Cada semente híbrida lançada carrega anos de trabalho em pesquisa e desenvolvimento em busca de maior produtividade, qualidade e padrão, além de pacotes de resistências que dão segurança ao agricultor.

Inovação na cafeicultura com o Ecotritus da Himev

José Braz Matiello Engenheiro agrônomo do MAPA/Procafé jb.matiello@gmail.com Minha experiência em cafeicultura começou em 1968, no ex-IBC(Instituto Brasileiro do Café), onde comandei uma grande equipe de pesquisa...

Fosfito + fungicida = Defesa e proteção para o pêssego

  Bernardo Ueno Pesquisador da Embrapa Clima Temperado bernardo.ueno@embrapa.br   O fosfito é um agente elicitor, responsável pela defesa das plantas. No caso do pêssego, a recomendação...

Apex Agro – Soluções para uma agricultura produtiva

  A Apex Agro Comércio de Insumos Agrícolas Ltda já soma oito anos de atuação no mercado nacional, tendo à frente sempre a qualidade de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!