25.3 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesControle de HLB tem novos procedimentos

Controle de HLB tem novos procedimentos

Citros – Créditos: IMA

Com o objetivo de proteger ainda mais os citricultores mineiros de eventuais prejuízos econômicos decorrentes do Huanglongbing (HLB), também conhecida como greening, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), elaborou novos procedimentos preventivos para reforçar o controle da praga nos pomares de mexerica, limão, laranja e outras frutas cítricas.

As ações complementares estão em consonância com o Programa Nacional de Prevenção e Controle à doença denominada Huanglongbing (PNCHLB), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O citricultor mineiro precisa cadastrar sua lavoura no IMA, medida que contribui para evitar o comprometimento de frutas para a comercialização, seja pelo aspecto físico e deformação na polpa, ou até mesmo pela alteração na característica do suco. Confira AQUI os procedimentos http://ima.mg.gov.br/sanidade-vegetal/hlb-greening 

Dentre as ações complementares adotadas pelo IMA estão os levantamentos fitossanitários de detecção da doença e o controle do trânsito de material de propagação vegetal das plantas hospedeiras, de acordo com o novo status fitossanitário de Minas Gerais, cujas determinações incluem as seguintes nomenclaturas para conferência do citricultor, a saber: Município com Ocorrência (MCO): onde foi confirmada cientificamente a presença de HLB; Município com Risco de Ocorrência Primária (MRP): onde se limita junto ao MCO e a Unidade da Federação (UF) sob ocorrência de HLB declarada pelo Mapa; e Município com Risco de Ocorrência Secundária (MRS): não classificado como MCO ou MRP.

Desde o ano passado, durante o enfrentamento da Covid-19, o IMA faz balanço sobre ocorrência da doença, incluindo área do plantio e eliminação de plantas doentes. Mais de 800 relatórios semestrais foram entregues pelos citricultores em www.ima.mg.gov.br  referentes ao segundo semestre de 2020.

A fiscalização remota dá suporte à certificação fitossanitária de origem e à verificação do transporte de produtos que são obrigatoriamente submetidos a documentos sanitários.

Artigo anterior
Próximo artigo
ARTIGOS RELACIONADOS

Produtividade: Manejo do solo como fator determinante

Perante a grande demanda de alimentos como consequência do crescente aumento da população, medidas que fizessem com que a produção agrícola tivesse um maior retorno produtivo foram aperfeiçoadas no decorrer dos anos, desde os primórdios da utilização das terras agricultáveis até o presente momento.

Fosfito x pinta-preta no mamoeiro

A pinta-preta [Asperisporium caricae (Speg.) Maubl.] ou varíola é uma importante doença ...

Fungicida entrega eficácia próxima a 90% no controle de cercosporiose e ferrugem

Fungicida de marca Vitene®, da companhia de origem ítalo-japonesa Sipcam Nichino Brasil, é descrito como uma ferramenta estratégica para produtores de milho.

Cálcio e suas funções

O cálcio (Ca) é um macronutriente secundário que está presente em aproximadamente 3,6% ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!