20.6 C
Uberlândia
domingo, abril 28, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesDescascadora de mandioca: trabalho no campo fica mais fácil

Descascadora de mandioca: trabalho no campo fica mais fácil

Divulgação

Fabiano Simplicio Bezerra
Engenheiro agrônomo e doutorando em Engenharia Agrícola – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
fabianoagro14@gmail.com
Adjair José da Silva
adjairsilva.agronomia.ifpe@gmail.com
Ana Carolina Bezerra
acbezerra78@gmail.com
Engenheiros agrônomos e mestres em Agronomia – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Valéria Lima da Silva
Engenheira agrônoma e mestre em Desenvolvimento Rural e Sustentável – Universidade Federal de Goiás (UFG)
valeriaagro2009@gmail.com

A mandioca é a base energética da alimentação em vários países tropicais, incluindo o Brasil. No entanto, é cultivada e processada (descascada) com baixo nível tecnológico e normalmente em pequenas propriedades, geralmente de agricultura familiar.

A mandioca ainda é descascada manualmente pelo produtor. Entretanto, o mercado de máquinas de beneficiamento de alimentos já oferece equipamentos que garantem um descasque similar ao realizado manualmente, ou seja, no descasque manual a retirada da casca das raízes da mandioca é total.

Como funciona

Divulgação

A descascadora é um equipamento que retira de forma mecanizada as cascas da mandioca. Um dos métodos de funcionamento é por meio do atrito entre as próprias mandiocas, e o atrito destas com as paredes do rolo.

O problema desse processo de descascamento é que as mandiocas não são descascadas totalmente, em alguns casos.

Outro processo consiste no funcionamento do equipamento por meio do tamboreamento, em que o cilindro tem um movimento de rotação com adição de água em abundância.

Representa alto consumo de água e o resultado não permite classificar o produto para consumo in natura, deste modo, destinando o produto para a produção de farinha e/ou fécula de mandioca.

Contudo, diversos agricultores, buscando mais eficiência no trabalho, estão desenvolvendo equipamentos que aceleram o processo de descasamento manual e classificam o produto para o consumo in natura, função que não é oferecida pelas descascadoras encontradas no mercado.

Produtividade

A produtividade da mandioca pode ser beneficiada pelo aumento de produção por hora, comparado ao descasque manual. Desta forma, quando se utilizam raízes de boa qualidade, um operário pode descascar até 6.000 kg por hora, dependendo do tamanho e da capacidade da máquina.

A capacidade do maquinário está atrelada ao seu tamanho, como por exemplo, máquinas mais sofisticadas podem comportar de 1,0 a 6,0 toneladas de raízes. Maquinários inferiores apresentam variações de 200 a 400 kg/raízes/hora.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia usa fotônica para obter diagnóstico precoce do greening

O emprego da fotônica no diagnóstico precoce do cancro cítrico e da doença mais temida atualmente na citricultura " o greening, também conhecida como...

Consorciação de culturas faz bem ao mamoeiro e à lucratividade

A consorciação de culturas é a associação de uma cultura como o mamoeiro com uma outra, que poderá ser anual ou perene. Na escolha de uma cultura intercalar com o mamoeiro devem ser observados vários aspectos, como a identificação de culturas apropriadas, os espaçamentos compatíveis, o ciclo da cultura e o sistema de manejo das culturas associadas.

Mercado de máquinas

O mercado de máquinas, em especial o agrícola, está aquecido como poucas vezes na história.

Armazenamento: Prolongue o tempo de conservação de tomates

Autor Diarly Sebastião dos Reis Engenheiro agrônomo e mestre em Agronomia diarly.reis@gmail.com O tomate é uma das mais importantes hortaliças cultivadas no Brasil. Possui...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!