28 C
Uberlândia
terça-feira, junho 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesEstudo inédito revela o cenário de produção e venda da Soja no...

Estudo inédito revela o cenário de produção e venda da Soja no Brasil

Créditos: shurtterstock

Climate Fieldview realizou pesquisa inédita com produtores de Soja no Brasil, para entender como está o cenário que vai desde o cultivo até a colheita. Os respondentes foram taxativos: custos de produção e oscilação do dólar estão entre os maiores desafios dos produtores. 

Ainda no universo da cultura, Climate Fieldview lançou um guia completo da Soja com mais de 20 páginas explicando tudo sobre a cultura com informações que serão úteis e indispensáveis para os produtores, agrônomos, administradores entre outros profissionais ligados ao cultivo. 

Dos respondentes, 61% são donos de fazenda e 28% agrônomos. Eles ajudaram a traçar um panorama do cenário atual da plantação de Soja e entender quais as dificuldades e principais ferramentas utilizadas para ganhos positivos na produção. 

Comercialização da Soja

Para 42% dos respondentes, a maior preocupação na hora de comercializar o produto é o preço da saca. Já para 31%, a maior preocupação é focar em esforços que vão resolver o problema dos custos e, assim, poder comercializar a Soja de maneira mais adequada. 

Principais desafios

Para 72% dos entrevistados, o clima é um entrave que preocupa na hora da produção. Já para 14% o preço da commodity é o principal desafio do mercado. 

Monitoramento, uma maneira de resolver problemas

Para 62% dos respondentes, o monitoramento é o segredo para resolver problemas com a lavoura da soja. 29% dos respondentes apontam que vão logo para a aplicação de insumos de acordo com a pressão da praga. 

Impactos na rentabilidade

Os maiores receios do produtor giram em torno dos custos da produção. 70% apontaram essa preocupação e 11% se preocupam com a competitividade do mercado. Já a oscilação do dólar é a preocupação de 43% dos resultados. 18% apontam a restrição dos compradores como um problema na hora da venda da Soja. 

Tecnologia agronômica é o mais utilizado para resolver problemas na lavoura

Para 58% dos respondentes a tecnologia agronômica, como prescrições e imagens de satélite, é a mais efetiva para prever problemas na lavoura. 16% preferem tecnologia em máquinas de telemetria e 25% preferem cuidar mais do clima. 

Quais os maiores desafios?

Para 36% dos entrevistados, a conectividade está entre os maiores desafios para melhorar a produção de Soja no país. Já para 34% os profissionais capacitados são o foco. A falta deles é o maior problema.

Para as próximas lavouras, tecnologia e capacitação são os maiores desafios!  

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Berço da soja celebra centenário do cultivo no país

Foi em Santa Rosa (RS), cidade natal da Luft Logistics, que Albert Lehenbauer distribuiu sementes em 1924 para famílias locais. Após 100 anos, país é o maior produtor e exportador mundial

Como produzir 129 sc de soja por hectare?

https://www.youtube.com/watch?v=4RBTDl0gE2I

IHARA revoluciona e traz produtos inovadores para o Dia de Campo COCARI

Durante o Dia de Campo COCARI 2021, a IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, apresentará ao público uma combinação de produtos que fortifica a defesa da lavoura na batalha contra as doenças da soja: o Esquadrão Fungicidas Gold.

BASF – Soluções com oferta completa em proteção de cultivos e sementes

A BASF apresenta seu portfólio de soluções HF durante a 26ª Hortitec. A empresa realiza o lançamento do inseticida Verismo® para HF e reforça a importância do fungicida Cabrio® Top no manejo correto das lavouras. Pela primeira vez, a BASF participa do evento com a sua linha de sementes de frutas e hortaliças, sob a marca Nunhems®.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!