28.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 3, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasExportações de frutas irrigadas em 2023 foram um sucesso

Exportações de frutas irrigadas em 2023 foram um sucesso

Maxwell Soares da Silva, Especialista Agronômico da Netafim

Maxwell Soares da Silva/Divulgação

Por Maxwell Soares da Silva, Especialista Agronômico da Netafim

O ano de 2023 foi bastante produtivo para o mercado de frutas no Brasil. Segundo a Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados), a produção cresceu 6% em volume e 26,7% em valor em comparação com 2022, totalizando 1.085 milhão de toneladas produzidas e exportadas para mercados exigentes, como os países árabes.

A região Nordeste se destaca nesse contexto, incluindo o estado da Bahia, que, durante 11 meses de 2023, exportou 170 mil toneladas, representando um crescimento de 44% em relação a 2022. Na região onde são cultivadas uvas, mangas, melões e diversas outras frutas, a prática de irrigação atinge a marca de 100%, sendo predominantemente realizada por meio do sistema de gotejamento. Essa tecnologia teve um impacto direto no recorde de produção e exportação, fornecendo aporte necessário de água, fertilizantes e produtos biológicos que não agridem o meio ambiente, sendo aplicados diretamente no sistema radicular da planta, com alta eficiência.

Com a implementação do sistema de irrigação, os produtores têm diversas opções em seu dia a dia no campo. Podem irrigar em diferentes momentos do dia ou da noite, aplicar fertilizantes separadamente por talhões ou em toda a área e realizar a aplicação de biológicos que auxiliam no enraizamento das plantas e no controle de pragas e doenças. Tudo isso é feito de forma automatizada, com informações armazenadas na nuvem, proporcionando um controle para certificações nos mercados mais exigentes do mundo.

A irrigação localizada também possibilita um manejo adequado para cada cultivo e tipo de solo, especialmente em uma região semiárida. Segundo o meteorologista Humberto Barbosa, cientista fundador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foram identificadas regiões áridas com clima desértico no Nordeste em 2023, alertando ainda mais para a utilização consciente da água na região.

Esse manejo é realizado com tensiômetros manuais e digitais, que informam em tempo real sobre a umidade do solo e a necessidade de irrigação. Percebe-se o nível de assertividade que o produtor consegue alcançar com ferramentas como essas, que impactam não apenas no consumo de água, mas também no uso de fertilizantes e energia.

Com a adoção dessas ferramentas, fazendas no Vale do São Francisco experimentaram um aumento significativo em sua produção, passando de 10 a 15 toneladas por safra no ano para 25 a 30 toneladas, realizando duas colheitas anuais. Essa prática não apenas otimizou o uso de água e fertilizantes, mas também desempenhou um papel crucial no êxito da fruticultura brasileira.

LEIA TAMBÉM:

VÍDEO: confira os conteúdos da Revista Campo & Negócios

ARTIGOS RELACIONADOS

Sete dicas para gestão de água produtiva na sua lavoura

Produtor, você já parou para pensar quanto de água é utilizado para produzir uma tonelada de qualquer alimento? Saiba que hoje, já é possível...

Maracujá: Nordeste ainda domina cultivo

O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá. A produção nacional, no ano de 2018, de acordo com o IBGE, foi de 602.651 toneladas em uma área de 43.248 ha. A região nordeste destacou-se como a principal produtora, com 375.541 toneladas em uma área de 29.953 hectares, o que representou um aumento de 11% em relação a 2017.

Extrato da alga Ascophyllum nodosum como bioestimulante

  Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Biolchim – Da terra para a sua mesa

Desde 2008 a Biolchim participa da Hortitec, quando chegou ao Brasil. No mundo, a empresa tem mais de 40 anos de atuação, sendo de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!