24.6 C
Uberlândia
segunda-feira, junho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosFAPESP e Koppert anunciam acordo para pesquisas voltadas ao controle biológico de...

FAPESP e Koppert anunciam acordo para pesquisas voltadas ao controle biológico de pragas

 Crédito Koppert
Crédito Koppert

A FAPESP e a Koppert do Brasil Sistemas Biológicos, empresa de origem holandesa especializada no controle biológico de pragas na agricultura, anunciaram um acordo de cooperação para pesquisas, com foco no desenvolvimento de produtos que garantam o controle de pragas e doenças em diferentes culturas agrícolas, por meio do controle biológico.

Com duração de dez anos, o acordo é o primeiro assinado pela Fundação voltado exclusivamente aos temas relacionados ao aprimoramento do controle biológico na produção agrícola, com foco de atuação da Koppert, que atualmente mantém em sua sede, em Piracicaba (SP), um departamento próprio de Pesquisa e Desenvolvimento, onde uma equipe de pesquisadores busca aperfeiçoar tecnologias de controle biológico para a agricultura tropical.

Ao todo, ao longo dos próximos dez anos, serão investidos R$ 20 milhões, divididos em partes iguais pelas duas instituições. A proposta é de que diferentes pesquisas ajudem a desenvolver um sistema voltado para soluções naturais, com o manejo integrado de pragas e doenças na produção agrícola, visando a saúde do cultivo, sua resistência e produtividade.

Para tanto, está prevista a realização de uma chamada de propostas de pesquisas nos próximos meses e a criação de um Centro de Pesquisa Aplicada em Controle Biológico, na esfera do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da FAPESP.

O acordo deverá impulsionar ainda o desenvolvimento de um modelo de controle biológico apropriado às características da agricultura brasileira, que apresenta plantios ininterruptos de diferentes culturas em grandes extensões, com o desenvolvimento de novas cultivares e o frequente surgimento de pragas.

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Koppert participa da SHOWTEC 2017

Abrindo o Circuito de eventos agrícolas a Koppert esteve presente entre os dias 18 a 20 de janeiro, no Showtec, feira voltada ao agronegócio de Mato Grosso do Sul, onde foram apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

Minas discute manejo de pragas e doenças em florestas

O II Seminário sobre Sanidade Florestal vai acontecer nos dias 25 e 26 de abril, em Belo Horizonte. O evento promovido pela SIF "...

Processo de importação e quarentena do endoparasitóide exótico Diaphorencyrtusaligarhensis

Foi realizada uma busca exploratória em 2015, na Califórnia (EUA), de possíveis inimigos naturais alternativos à vespinha ectoparasitoide Tamarixiaradiata (Hymenoptera: Eulophidae) já existente no...

Nematoides em batata e cenoura causam perdas milionárias

Os nematoides parasitas de plantas representam uma grave ameaça à produção de alimentos em todo o planeta, principalmente em países tropicais, a exemplo do Brasil. Prova disto é a inclusão dos nematoides na lista do Ministério da Agricultura das pragas com maior potencial de provocar prejuízo à agricultura brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!