21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiFertilizantes organominerais - Resposta do tomateiro estaqueado ao Fertium® Phós

Fertilizantes organominerais – Resposta do tomateiro estaqueado ao Fertium® Phós

Walmir Magalhães – ATV Bio Soja

Daniela Vitti – Coordenadora Técnica Brasil

Paulemar Fernandes – Terra Agrícola, Caratinga (MG)

Renato Brandão, Gestor Agronômico Bio Soja

Daniel Arruda – RTV Bio Soja

 

Foto 01O tomateiro (Solanum lycopersicum) é uma das culturas mais importantes no Brasil devido a sua importância socioeconômica tanto para o comércio dos frutos in natura quanto para a indústria de processamento. É a segunda hortaliça em área cultivada e a primeira em volume total de produção considerando os dois tipos de cultivos, estaqueado e rasteiro.

É uma cultura que possui uma ampla complexidade agronômica. É muito exigente em nutrientes e necessita de um rígido controle fitossanitário. Quando bem manejada, a cultura do tomateiro estaqueado proporciona boa lucratividade aos produtores rurais.

Dentro deste contexto, a utilização dos fertilizantes organominerais na tomaticultura é uma opção viável economicamente com o objetivo de aumentar a produtividade e a melhoria da qualidade dos frutos do tomateiro.

O que é fertilizante organomineral?

Fertilizante organomineral, como o próprio nome diz, é uma mistura dos compostos orgânicos com fertilizantes minerais. O Fertium® Phós é um fertilizante organomineral com altos teores de substâncias húmicas e enriquecido com nitrogênio e fósforo (Tabela 1).

Tabela 1. Garantias e dados técnicos do Fertium® Phós.

Parâmetros

Índice

Colocar a figura da embalagem

N total

3%

Fósforo (P2O5)

15%

Carbono orgânico total (COT)

11%

Capacidade de troca catiônica (CTC)

500 mmolc/kg

Umidade máxima

20%

Cor

Escura

Odor

Inodor

Natureza física

Farelada

Benefícios do Fertium® Phós

Conforme comentado anteriormente, o Fertium® Phós possui uma fração orgânica e uma mineral constituída pelo nitrogênio e fósforo. As substâncias húmicas do Fertium® Phós são as frações mais ativas da matéria orgânica e conferem uma série de benefícios às plantas e aos solos.

Os principais benefícios das substâncias húmicas são:

  • Estimulam o desenvolvimento do sistema radicular do tomateiro, proporcionando maior absorção de água e nutrientes. Os efeitos das substâncias húmicas são similares aos proporcionados pelas auxinas;
  •  Conferem maior resistência das plantas aos estresses ambientais, tais como, déficit hídrico e variações bruscas na temperatura;
  •  Promovem maior desenvolvimento vegetativo do tomateiro;
  • Redução na fixação do P, aumentando a disponibilidade deste nutriente ao tomateiro;
  • Redução nas perdas do Ca, Mg e K por lixiviação. Ocorre aumento na CTC da camada do solo aonde foi aplicado o Fertium® Phós.
  • Estimulam a atividade dos microrganismos benéficos às plantas fornecendo substâncias húmicas, ácidos orgânicos e outros compostos que servem de fonte de energia e de nutrientes.
  • Proporcionam aumento na produtividade das culturas.

Em sistemas de cultivo intensivo com híbridos com alto potencial produtivo é necessário a aplicação de altas doses de nutrientes. É usual a aplicação de até 1.000 kg/ha de P2O5 no plantio e na amontoa do tomateiro estaqueado.

Entretanto, a maior parte dos fertilizantes minerais tem a capacidade de salinizar os solos, comprometendo o potencial produtivo das plantas. Uma das melhores opções para o fornecimento de altas doses dos nutrientes é via fertilizantes organominerais. As substâncias hímicas destes fertilizantes minimizam a salinização dos solos.

 Foto 02

Ensaio de campo com o Fertium® Phós

Foi realizado um experimento para a avaliação do Fertium® Phós na cultura do tomateiro estaqueado (Tabela 1).  O experimento foi instalado na Fazenda dos Paula, no município de Piedade de Caratinga, Minas Gerais, pertencente a Geraldo Magela de Souza.

O preparo do solo foi realizado de forma convencional, aplicando-se o calcário a lanço em área total e um calcário com maior PRNT no sulco de plantio na dose de 150 g/metro linear. A variedade utilizada foi a Ellen com espaçamento de 1,2 x 0,6 m. O teor de K no solo era muito alto (K Mehlich-1 = 290 mg/dm3).

 Fertium Phós_FINAL

Essa matéria completa você encontra na edição de maio da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua para leitura integral!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Nutrição inteligente é economia de custos no cafeeiro

AutoresTayna Amaro de Carvalho taynacarvalho12@hotmail.com Luana Keslley Nascimento Casais luana.casais@gmail.com Denilze Santos Soares denilzesoares@gmail.com Graduandas em Agronomia - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)...

Mosaic Fertilizantes expande sua presença no Norte e Nordeste

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio, está aumentando sua atuação no Maranhão e estados vizinhos. A empresa espera impulsionar sua presença...

Green Has – Mais produtividade na cafeicultura

Este é o primeiro ano que a Green Has participa do Simcafé, empresa parceira há dois anos da Coocapec. “Na linha Techfértil temos um...

Automação em hidroponia – Profissionalismo na medida certa

  Glaucio da Cruz Genuncio glauciogenuncio@gmail.com Rafael Campagnol Doutores e professores - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Elisamara Caldeira do Nascimento Doutora em Agronomia " Universidade Federal Rural do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!