Â
O 1º Seminário Biomassa da Cana-de-açúcar & Cia vai discutir tecnologias e tendências voltadas à biomassa da cana-de-açúcar; evento acontece nos dias 12 e 13 de agosto
Â
Se no passado os resíduos da agroindústria da cana-de-açúcar eram um problema, hoje são cada vez mais valorizados. Atualmente a biomassa sucroenergétia é a terceira mais importante fonte da matriz energética do Brasil, representando 7% de toda capacidade instalada de energia do país. Inferior apenas às fontes hÃdrica e gás natural, e mais do que o dobro da capacidade instalada pelas termelétricas à base de óleo combustÃvel e diesel.
E grande vantagem é que a biomassa da cana-de-açúcar ” que corresponde ao bagaço e à palha resultantes do processo agroindustrial ” é uma fonte de energia limpa e renovável. Hoje a capacidade instalada desta fonte no país é de 10 mil MW em potência. Mas esse patamar poderia ser maior considerando a grande quantidade de palha que ainda fica nos canaviais e não é transformada em energia. Além de outras utilizações possÃveis, como ração animal e etanol de segunda geração.
Mas este mercado já vai se consolidando. No último ano, a própria venda do bagaço pelas usinas foi bastante remuneradora. Além disso, a comercialização de energia pelas empresas no mercado spot atingiu preços compensadores, embora os preços dos leilões de energia ainda não estimulem o empresário do setor.
As empresas sucroenergéticas que apostaram na biomassa já colhem resultados financeiros significativos com a energia, o que tem ajudado a atenuar as consequências da crise. Com a consolidação deste produto, a agroindústria canavieira não pode perder tempo. Precisa dominar as tecnologias e os cenários relacionados à biomassa, tanto do ponto de vista produtivo, como de logÃstica, de processamento industrial e de mercado. Atento a esta demanda do setor, o Grupo IDEA lançou o 1º Seminário Biomassa da Cana-de-açúcar & Cia. O evento vai acontecer no auditório do Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, nos dias 12 e 13 de agosto de 2015.
“O mercado está sedento por informações nessa área, o que nos leva a criar este fórum para os profissionais do setor terem acesso a conhecimentos de ponta, trocarem experiências, inclusive ter acesso às empresas que fornecem tecnologias voltadas ao aproveitamento da biomassa da cana“, explica Dib Nunes, diretor presidente do Grupo IDEA.
Para ele, o futuro da atividade sucroenergética passa pela bioeletricidade. “Por isso, é uma questão de tempo para que toda a agroindústria canavieira se volte para esse segmento que poderá, em pouco tempo, ser o carro chefe do setor“, salienta Dib. E nesta busca por conhecimento sobre o aproveitamento e produção de biomassa quem larga na frente já sai ganhando.
Â
SEMINÁRIO AGROINDUSTRIAL
O 1º Seminário da Biomassa da Cana-de-açúcar & Cia terá um enfoque agroindustrial, discutindo as grandes questões relacionadas ao tema. “Além de profissionais de usinas e de mercado, contaremos com a presença de prestadores de serviços e fabricantes de equipamentos e máquinas nessa área. Teremos lançamento de equipamentos, novos sistemas de produção e procedimentos, pesquisas atuais, variedades de cana aptas à biomassa (Cana-Energia) e cenários sobre investimentos“, acrescenta Dib.
Embora ainda não existam muitos estudos sobre o assunto, a palha da cana acarreta vários impactos ao processo produtivo do setor, tanto na agrícola, como na indústria. Os reflexos da produção e do processamento deste material serão muito abordados no 1º Seminário Biomassa da Cana de açúcar & Cia, por meio de palestras e depoimentos de profissionais de usinas, pesquisadores, fabricantes de máquinas e equipamentos. Mais detalhes sobre o Seminário podem ser obtidos pelo site www.ideaonline.com.br.
1º Seminário Biomassa da Cana-de-açúcar & Cia
Data: 12 e 13 de agosto de 2015
Local: Centro de Convenções da Cana-de-açúcar do IAC (Centro Avançado de Pesquisas em Cana-de-açúcar “Â APTA)
Rodovia Prefeito Antonio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto, SP