Essa foi a segunda vez que a ICL participou com estande no evento Três Lagoas Florestal. A importância dessa participação, segundo Patrick Haim, da área de marketing e desenvolvimento da ICL,é fortalecer o nome da ICL do mercado, se envolver com temáticas novas, fazer contato com pessoas envolvidas na área e promover na difusão e inovação de novas tecnologias.
“Há alguns anos que a ICL veem atuando segmento florestal, que é um dos nossos principais mercados, porque trabalhamos com alguns produtos diferenciados, que são os fertilizantes especiais de liberação controlada. Então, hoje, o que viemos oferecer aqui para os agricultores e para os distribuidores são os fertilizantes de liberação controlada“, define Patrick Haim, se referindo à linha Osmocote para uso nos viveiros de produção de mudas e a linha Agrocote/Agroblen para o transplantio de mudas e cobertura no solo no segundo ano, que está entre as mais conhecidas e mais comercializada no mundo.
Trata-se de um fertilizante recomendado para aplicação diretamente no solo e para mudas em viveiros, sendo indicada apenas uma aplicação. “Temos produtos de diferentes longevidades que vão de um mês a um ano sendo liberado, de acordo com a temperatura do solo. São fórmulas balanceadas para cada tipo de solo, para cada espécie florestal (pinus, eucalipto, mogno, teca e outras culturas). É um produto consagrado no Brasil e no mundo, e principal da empresa“, considera Patrick.
Linha de produção
Atualmente,a ICL tem uma variação de três linhas Osmocote, que é o NPK, um fertilizante complexo com nitrogênio, fósforo e potássio, tudo no mesmo grânulo; Osmocote Plus, que é o NPK + magnésio e micronutrientes em um mesmo grânulo; e por fim o Osmocote Mini Prills, usado em tubetes e recipiente menores, voltado, principalmente, para a produção de mudas florestais com homogeneidade de distribuição incomparável.
Outros produtos apresentados durante a feira foram a linha Agroblen ” Agrocote, que também são fertilizantes de liberação controlada, “É uma ureia encapsulada por um polímero vegetal, utilizando a tecnologia E-Max. O MAP e o KCl são encapsulado por esse polímero utilizando a tecnologia da resina. Hoje temos mais de 60 formulações registrada no ministério da agricultura“, explica Patrick.
Feito sob medida
Um dos slogans da empresa é “Feito sob medida“. Isso quer dizer que a ICL vai ao encontro das necessidades dos produtores rurais, entregando a eles soluções de acordo com a necessidade e demanda da planta. “É um grande diferencial nosso, fazer o produto de acordo com a necessidade do produtor“, afirma Patrick.
O evento
A ICL vê o Três Lagoas Florestal com bons olhos, sendo este um dos seus principais mercados de atuação com os fertilizantes de liberação controlada. “Temos diferentes tipos de tecnologia, desde a Poly-S (encapsulamento com enxofre), que é a 4ª geração de polímeros, mas já estamos trabalhando no mercado florestal com a 5ª tecnologia, que é a E-Max e da resina. Preconizamos apenas o fertilizante encapsulado das tecnologiasE-Max (ureia) e resina (MAP e KCl), revestido por um polímero vegetal. Estamos migrando da tecnologia Poly-S para a E-Max e resina, seguindo os resultados de pesquisa no Brasil e no mundo“, informa Patrick.