A Syngenta estará presente na 29ª edição da Agrishow, uma das maiores feiras agrícolas do mundo, que ocorrerá de 29 abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Nessa edição, a companhia lançará tecnologias inovadoras que passarão a compor a Cropwise – plataforma de agricultura digital que engloba as soluções desenvolvidas para impulsionar a agricultura sustentável no Brasil.
“A sede por inovação aliada ao desenvolvimento de soluções capazes de potencializar a produtividade de forma sustentável são as principais marcas da Cropwise. Na Agrishow, apresentaremos nossas tecnologias não só para o monitoramento de pragas e doenças, mas para todo o ciclo produtivo das lavouras, e que estão atualmente disponíveis em uma única plataforma para facilitar a gestão do agricultor”, destaca Feroz Sheikh, Chief Information and Digital Officer, executivo global que estará presente no evento.
Entre os lançamentos está o Cropwise Balance, solução desenvolvida para viabilizar aos produtores rurais maior controle de seus custos de produção, inclusive por talhão, garantindo, assim, mais eficiência em processos como: operações, compras, finanças e estoque. Por meio do Balance, o agricultor pode gerenciar aspectos agronômicos, administrativos e financeiros da lavoura em um único local, desde o início até o final da safra.
Destaque para o Laboratório de Inovações – espaço imersivo dentro do estande da companhia – onde serão exibidas as iniciativas digitais que estão sendo desenvolvidas ao redor do mundo para explorar todo o potencial dos dados extraídos da lavoura, permitindo que os produtores tomem decisões mais rápidas e precisas.
Uma dessas soluções é o Cropwise AI, inteligência artificial conversacional que permite análises preditivas que viabilizam o impulsionamento da produtividade, sustentabilidade e eficiência nas operações da lavoura. O mais novo projeto da Syngenta permitirá que o produtor faça perguntas sobre sua propriedade e tenha a resposta que procura em segundos.
Outra inovação que será apresentada é o Cropwise Anomaly Detection, tecnologia em fase de testes no Brasil e Estados Unidos, com foco em analisar e armazenar dados de até cinco anos do histórico produtivo de cada talhão, comparando o comportamento das áreas para entregar uma análise pronta e precisa sobre a ocorrência de anomalias encontradas nas lavouras de diversos tipos de cultivo. Essa ferramenta identifica os pontos de atenção e aumenta consideravelmente a capacidade do produtor interpretar e entender as imagens, comparando a evolução no dia a dia.
“É animador ver como a inteligência artificial capacita os agricultores a aumentarem seus rendimentos por meio da agricultura de precisão e, ao mesmo tempo, serem sustentáveis, permitindo um uso mais racional e eficiente dos recursos nas práticas agrícolas. Os insights vindos do uso da inteligência artificial possibilitarão análises preditivas e rápidas para decisões mais bem informadas”, ressalta Sheik.
Vale destacar, ainda, o Nema Digital, solução que também utiliza IA, além de modelagem computacional para rastrear, por meio de um banco de dados, o histórico das últimas safras, áreas e períodos nos quais podem ocorrer infestações de nematoides no cultivo da soja. A partir desse processo, são identificados os gêneros de nematoides presentes e a melhor forma de controle nas áreas afetadas.