13.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 29, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosLiberação da comercialização da farinha de trigo transgênico no Brasil

Liberação da comercialização da farinha de trigo transgênico no Brasil

Trigo – Crédito: Shutterstock

A CTNBio aprovou, no dia 11/11, a utilização de farinha de trigo transgênico no Brasil, a partir de solicitação feita por empresa argentina. Apesar da forte rejeição do mercado internacional nos últimos 20 anos, lamentavelmente, o Brasil passará a ser conhecido como o primeiro país a aprovar a utilização de trigo transgênico no mundo.

Essa decisão, carregada de incertezas no âmbito dos desdobramentos perante o mercado e a comunidade internacional, foi tomada com base em critérios que incidem na segurança, sem maior estudo sobre condições de mercado e de comportamento do consumidor.

Não foram poucas as tentativas da Associação Brasileira da Indústria do Trigo – Abitrigo de sensibilizar o poder público sobre os riscos desta decisão, no sentido de que o processo de análise considerasse o desejo do consumidor brasileiro e as consequências sobre a cadeia do trigo no Brasil.

Não pode ser ignorado o eventual impacto sobre as exportações brasileiras de produtos derivados (massas, biscoitos e pães) e desmembramentos imprevisíveis sobre a imagem do Agronegócio.

Conforme prevê a legislação brasileira, a Abitrigo solicitará à Casa Civil da Presidência da República a convocação imediata do Comitê Nacional de Biossegurança, composto por vários Ministros, para que seja analisada, de forma mais abrangente, as implicações da presença de trigo transgênico da Argentina sobre o mercado brasileiro.

A Abitrigo analisará a tomada de medida cautelar para suspender a implementação da decisão da CTNBio até o pronunciamento do Comitê Nacional de Biossegurança.

Rubens Barbosa

Presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Trigo – Abitrigo

ARTIGOS RELACIONADOS

Novas soluções financeiras impulsionam resultados no agronegócio

Empresas como a Orbia disponibilizam linhas de antecipações de recebíveis imediato que podem ser pagas em até 12 meses.

Bahia Farm Show 2017 bate novamente marca do R$ 1 bilhão

A Bahia Farm Show 2017 se confirma como uma das maiores feiras agrícolas brasileiras ao bater, pelo quarto ano consecutivo, a marca de R$...

Gengibre: Nova aposta para exportação

O gengibre (Zingiber officinale Roscoe) é considerado uma das especiarias mais importantes ...

Amendoim sobre palhada de cana – Mecanização vem com força total

A KBM " Equipamentos Agrícolas Ltda.é uma fábrica de equipamentos agrícolas com foco muito grande em equipamentos para a cultura de amendoim, além de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!