23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 17, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesNovidade contra nematoides vem de um extrato vegetal

Novidade contra nematoides vem de um extrato vegetal

Bioativador neutralizou parasitas do solo nas culturas da soja, algodão, feijão e milho

A novidade de maior repercussão no Congresso Brasileiro de Nematologia (CBN 2023) foi a apresentação dos primeiros resultados obtidos pelo bioativador vegetal Organic Bloom no controle de nematoides. Trata-se de uma solução orgânica formulada pela Ingal Agrotecnologia à base de ácido fítico, extraído do farelo de arroz e aminoácidos oriundos da soja.

Créditos: Divulgação

Por ser um produto natural, obtido 100% de fontes vegetais, o Organic Bloom é totalmente compatível com outras tecnologias e se ajusta a uma ampla faixa de pH, podendo ser adicionado junto à calda em aplicações. De acordo com a fabricante, o Organic Bloom ainda estimula a germinação, sendo compatível e sinérgico ao manejo biológico de culturas.

Além do efeito nematicida, esse bioativador vegetal solubiliza fósforo e protege de estresses bióticos e abióticos. “O Organic Bloom elevou sua posição no mercado agrícola desde que foi comprovada sua eficiência no laboratório e a campo em áreas experimentais”, afirmou a engenheira agrônoma Cristiane dos Reis, que é diretora de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Ingal Agrotecnologia.

Ela conduziu esses estudos junto com a engenheira agrônoma Tatiane Zambiasi, mestre em Nematologia e diretora da Agromax Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola, que é especializada em testes sobre manejo de nematoides. A pesquisa iniciou em Mato Grosso, mas houve ainda aplicações em lavouras comerciais em diversos outros estados.

Os resultados apontaram que o Organic Bloom é eficiente no manejo dos principais nematoides que comprometem a produtividade de soja, milho, feijão e algodão. O bioativador vegetal controlou os nematoides Meloidogyne incognita, Meloidogyne javanica, Pratylenchus brachyurus, Heterodera glycines e Rotylenchulus reniformis.

Tatiane Zambiasi afirmou que logo nos primeiros testes foi constatado que o Organic Bloom teve efeito sobre os nematoides. A partir daí, conta ela, começaram um processo de investigação do produto com vários testes em laboratório e em casa de vegetação, em condições controladas. Logo após também foram feitos testes a campo, em estação de pesquisa, para investigar todos os mecanismos de ação do produto.

“Descobrimos que o Organic Bloom tem uma ação muito eficiente sobre todos os principais nematoides – que causam prejuízos gigantescos em várias culturas no Brasil. Testamos sobre nematoides do cisto da soja, que é um grande problema no Brasil. Também aplicamos sobre nematoides de galhas e das lesões radiculares, em todos os resultados foram muito bons. Além disso, testamos sobre o nematoide reniforme (Rotylenchulus reniformis), que ataca a cultura do algodão, e também houve um ótimo controle”, aponta a especialista.

De acordo com ela, para cada teste feito eram descobertos diferentes mecanismos de ação, mas sempre com ótimo controle da praga. “Outros pesquisadores também fizeram testes – e todos eles constataram o mesmo sucesso. Por isso, aceitamos o convite da Ingal Agrotecnologia para apresentar nossa experiência no Congresso Brasileiro de Nematologia, porque o Organic Bloom é um produto diferenciado, ele não é químico e nem biológico, diferente de tudo que há no mercado”, explica.

Além de soja, milho, algodão e feijão, existem trabalhos também com mandioca e até com culturas de inverno no Sul do Brasil.

A Ingal Agrotecnologia revelou ainda uma nova pesquisa, dessa vez a cargo da doutora em Fitopatologia/Nematologia Claudia Dias Arieira. A pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá comprovou que o Organic Bloom induz resistência na soja aos nematoides Pratylenchus brachyurus e Meloidogyne javanica. Esse trabalho será apresentado na cidade do Cairo, capital do Egito, neste mês de setembro, durante a 53ª Reunião Anual da ONTA (Organização de Nematologistas da América Tropical).

O Organic Bloom foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e conta com o selo IBD de Certificação Internacional de Produto Orgânico. A Ingal Agrotecnologia foi fundada por Fernando Caetano, e tem Nelson Borges como líder comercial na região do Cerrado brasileiro.

O CBN 2023, realizado de 21 a 24 de agosto, em Cuiabá-MT, teve o tema “Nematologia para o futuro: sustentabilidade e tecnologia”. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Nematologia e realizado pelo Grupo Regional de Estudos em Nematologia de Mato Grosso (Gren-MT).

ARTIGOS RELACIONADOS

Germinação e emergência vegetal

Germinação, emergência e crescimento inicial são mostrados em detalhes nesta minissérie da Abisolo.

Relação entre mudanças climáticas e nematoides é tema do 37º CBN

Evento será realizado em Ribeirão Preto, de 1 a 4 de agosto de 2022

Novidades do setor de drones para o Agro

Evento organizado pela MundoGEO chega à 9ª edição com mais de 120 expositores e 150 palestrantes, além de espaço e premiação para startups do setor. Feira ocorre em São Paulo entre 9 e 11 de maio.

illycaffè lança o Arabica Selection Brasile

A edição celebra a parceria de mais de 30 anos entre a empresa italiana e o café brasileiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!