28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 9, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosO cooperativismo em Minas Gerais movimenta a cadeia produtiva do café

O cooperativismo em Minas Gerais movimenta a cadeia produtiva do café

Café – Créditos: shurtterstock

A cada 10 xícaras de café consumidas no Brasil, 3 são de cooperativas

Em 1o de outubro é celebrado o Dia Internacional do Café. A data foi escolhida, em 2015, pela Organização Internacional do Café (OIC), com o objetivo de unificar as comemorações de apaixonados por café espalhados pelo mundo e valorizar a força da indústria cafeeira, a versatilidade e o impacto positivo gerado pelo produto.

O café é a 2ª bebida mais consumida no mundo, ficando atrás apenas da água. Além disso, economicamente, o café também possui um papel bastante expressivo. E as cooperativas são parte essencial do segmento cafeeiro no Brasil e em Minas Gerais, conforme atestam dados da 16a edição do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, publicado pelo Sistema Ocemg.

Se Minas Gerais fosse um país seria o maior produtor de café do mundo. O Estado é o maior produtor de café do Brasil, representando 54,9%, com importante participação das cooperativas nessa cadeia produtiva. Em 2020, de todo o café produzido no país 31,2% passaram por uma cooperativa mineira, sendo que essa representatividade sobe para 56,8% em relação ao café produzido no Estado de Minas Gerais (Dados da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab). Ou seja, de cada 10 xícaras de café consumidas no Brasil, 3 são de cooperativas. E de cada 10 xícaras de café consumidas em Minas, 6 são produzidas pelo segmento cooperativista.

E as cooperativas mineiras, além de terem forte participação no mercado interno, exercem importante papel nas exportações. Em 2020, 20 cooperativas mineiras exportaram para 54 países em 2020 e a exportação de café do cooperativismo mineiro alcançou a marca de 369,4 mil toneladas.

Além disso, Minas Gerais abriga a maior cooperativa de cafeicultores do mundo: a Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé – Cooxupé. A empresa possui 15.943 de cooperados, gera emprego para 2.381 profissionais e teve uma movimentação financeira, em 2020, de R$7.237.286.588,00, o que corresponde a um crescimento de 37,9% em relação à 2019.

Em prol da cafeicultura mineira

Para apoiar o crescimento do setor, a profissionalização e a excelência da gestão das cooperativas agropecuárias, o Sistema Ocemg realiza várias ações de acompanhamento e monitoramento das cooperativas cafeeiras. E para apresentar para as cooperativas tecnologias de ponta, viabilizar o network e a prospecção de novos mercados, a organização promove ainda missões internacionais para feiras e eventos.

Para Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, “as cooperativas agropecuárias de Minas Gerais têm papel essencial para ampliar a participação de pequenos e microprodutores no mercado”. Scucato salienta ainda a importância do setor para a economia do Estado e do País. “Nós nos orgulhamos em contribuir com o cooperativismo de café mineiro, este que é um dos pilares que sustenta o equilíbrio da balança comercial do Brasil”.

Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene). Pronto para atuar em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, o Sistema proporciona orientação e apoio para a gestão eficiente do setor, oferecendo cursos, treinamentos, palestras e seminários que integram e fortalecem as sociedades cooperativas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pesquisa apresenta inovação em biotecnologia para a cafeicultura

  O fungo Cladosporium apresenta ação antagônica sobre os microrganismos prejudiciais à qualidade do café por competir com os mesmos por espaço e nutrientes, além...

Como cuidar do cafeeiro com equilíbrio nutricional?

O mês de setembro marca o final da safra de café 2020/21. Segundo dados divulgados pela Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), que é a maior do segmento, com sede no Sul de Minas e tendo mais de 11 mil cooperados, foram colhidos 92,54% da safra de café 2020, conforme levantamento divulgado na primeira semana de setembro.

GDM inaugura a estação de Cria no Brasil

Neste dia 14, mais de 700 pessoas estiveram conectadas ao canal da GDM no YouTube para acompanhar a inauguração da unidade de Cria, localizada em Porto Nacional/TO.

Preços e custos elevados do café podem afetar a demanda

Os preços futuros do café arábica continuaram em alta na última semana, com o contrato de março/25 ultrapassando 430 c/lb e acumulando valorização de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!