24.9 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 12, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesO papel fundamental da tecnologia como aliada na aplicação sustentável de defensivos...

O papel fundamental da tecnologia como aliada na aplicação sustentável de defensivos agrícolas

Divulgação

A tecnologia transformou o mundo. Ela está presente em todas as áreas da vida das pessoas. No agronegócio, ela tem um papel preponderante. Um dos grandes avanços aconteceu na aplicação sustentável de defensivos agrícolas. O que era uma atividade feita de maneira rudimentar oferecendo risco à saúde dos trabalhadores rurais e moradores das redondezas, ameaçando à preservação da fauna e da flora e aumentando as chances de contaminação do solo e alimentos, em razão das quantidades aplicadas, ficou no passado.

Hoje, as ferramentas utilizadas fazem uma aplicação controlada, eficiente e com redução do impacto ambiental. Ou seja, a pulverização de precisão evita a prática de pulverizar defensivos de um avião ou um drone sem nenhum critério, pois com as novas tecnologias existentes no mercado, a atividade é realizada de maneira mais precisa, segura e sustentável

A pioneira no mundo a trazer essa mudança foi a Perfect Flight, plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização, que possibilita uma aplicação mais assertiva, com planejamento do voo, dados climáticos e relatórios analíticos. Todas essas informações em tempo real e acessíveis na palma da mão, por meio de computadores ou smartphones com acesso à internet, para que os produtores tomem decisões mais estratégicas.

Operação

Hoje esse sistema de inteligência de dados auxilia no aumento do acerto e diminuição do desperdício, com ganhos de eficiência. Softwares e instrumentos monitoram em tempo real e de forma precisa a aplicação de defensivos agrícolas em plantações, evitando, por exemplo, que uma área receba mais de uma aplicação no mesmo local, em virtude de erro de rotas. Isso diminui também a quantidade de defensivos aplicados nas plantações. Por meio de mapas, das faixas de aplicação definidas no pré-voo, é possível impedir a pulverização fora da área de plantio. Dessa forma, são preservados importantes ecossistemas como florestas, campos, rios e a fauna ao redor e a saúde de habitantes das localidades de plantio, para que não sejam atingidos por defensivos agrícolas.

“Entendemos que cada gota importa, pequenos desperdícios somados se transformam em um grande impacto financeiro e ambiental para o agricultor, a sociedade e o meio ambiente”, salienta Leonardo Luvezuti, diretor de Operações da Perfect Flight.

O sistema é tão preciso que possibilita identificar até mesmo onde ficam colmeias para que não sejam atingidas. Existe um serviço grátis para proprietários de colmeias e outras espécies polinizadoras cadastrarem, de forma anônima, os pontos geográficos que devem ser preservados.

Além disso, a plataforma torna a aplicação mais efetiva e, consequentemente, contribui indiretamente para a economia da água utilizada na mistura da pulverização. Outro ganho ambiental é que os softwares e instrumentos de ponta para o rastreio e acompanhamento da pulverização aérea de defensivos conseguem diminuir o tempo que os aviões responsáveis pelo trabalho ficam no ar, diminuindo o consumo de combustíveis e a dispersão de gás carbônico na atmosfera.

“Um ganho ambiental enorme e uma economia de despesas com insumos, equipamentos e combustíveis para os produtores rurais”, diz Luvezuti.

A Perfect Flight também atua diretamente na gestão das aplicações de agentes biológicos, como é o caso da parceria com a Natutec – empresa de drones da Koppert, para monitoramento e rastreabilidade. Tornando mais precisa a utilização de bioinsumos na agricultura, que são mais sustentáveis para o agronegócio.

A startup atingiu a marca de 28 milhões de hectares digitalizados e monitorados – a média de processamento é de 100 mil hectares por dia. Esse volume de dados e a inteligência gerada, impacta em tomadas de decisões cada vez mais assertivas e, impulsiona a capacidade de geração de insights na busca por aumento de eficiência, redução de custos e melhoria nos índices de sustentabilidade e de proteção do entorno, do meio ambiente e de áreas de preservação.

 O especialista apresenta cinco dicas para a aplicação sustentável de defensivos na lavoura:

 1) Definir taxa de aplicabilidade da lavoura, como a área correta para aplicação e inserir locais de restrição que não devem ser pulverizados;

 2) Gerar o banco de dados da lavoura, mapas do pré-voo, que terá as áreas restritivas e as condições do clima;

 3) As barras de pulverização precisam ser calibradas, assim como o sistema da aeronave, as bombas e os sensores de aplicação;

 4) Conferência do mapa de pós-voo com o sistema e fazer o cruzamento, planejado versus executado, de todas as informações fundamentais para a cultura – clima, pragas, fertilidade, defensivos utilizados;

 5) Priorizar processos sustentáveis de pulverização que possam garantir a saúde e segurança dos operadores no uso e manuseio dos produtos químicos, assim como do meio ambiente e moradores do entorno.

ARTIGOS RELACIONADOS

Corteva leva à Expodireto Cotrijal soluções em desafios da lavoura

A Corteva Agriscience participa da Expodireto Cotrijal 2022, de 7 a 11 de março, em Não-Me-Toque - RS, e apresenta inovações para contribuir com os principais desafios...

A fase de enchimento de grãos requer atenção e manejo adequado da soja

Sabemos que até o início do enchimento de grãos cerca de 80 a 90% de todo o investimento na lavoura de soja já foi instalado e está alocado nas folhas, hastes e raízes, porém, é comum observarmos situações onde a cultura apresenta sua estrutura vegetativa muito bem desenvolvida e sadia, mas que muitas vezes não expressa na colheita todo este potencial visual.

Aviação agrícola na proteção de florestas é tema de seminário gratuito na FCA/Unesp

Evento em 21 de março tem inscrições abertas e celebrará o Dia Internacional das Florestas com presença de algumas das maiores autoridades acadêmicas do País em abelhas, controle biológico de pragas e aplicações aéreas – abordando legislação, tecnologias e boas práticas.

Campo & Negócios tem agora Informe Técnico Online

Novo Informe Técnico Online chega para suprir todas as necessidade em informações de ponta sobre as frutas e hortaliças mais plantadas do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!