28.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasPlantio da safra de soja está acima da média dos últimos 5...

Plantio da safra de soja está acima da média dos últimos 5 anos

Divulgação

O plantio da safra de soja 2022/23 do Brasil está acima da média dos últimos anos. Segundo a SAFRAS & Mercado, a área total atingiu 32,4%, auxiliando na previsão da produção que deve alcançar 153,8 milhões de toneladas.

No Paraná, o plantio chega a 36% e no Rio Grande do Sul, os trabalhos  iniciaram com 1,0% semeado. Já no Mato Grosso do Sul, o total plantado ocupa 29% e em Goiás está acima da média com 33%. Em São Paulo, a semeadura é de 35% e em Minas Gerais atinge 18%.        

De acordo com o especialista Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores empresas de fertilizantes do Brasil, “o principal fator do aumento da área de plantio é a assistência climática que favorece a expansão dos hectares para a colheita e prospecta um aumento no número de produção total da safra”.

O plantio total no país deverá avançar para 42,9 milhões de hectares, o maior da história, crescimento de 3% em relação ao ano anterior. A expectativa da produtividade é de 3.027 para 3.550 quilos por hectare, alcançando números acima da média para a temporada.

Com a alta da produção, a expectativa é de crescimento do nível de exportações. “Nos últimos anos, o agronegócio brasileiro tem se destacado e vem disputando o mercado internacional em igualdade com outros grandes players, como EUA, China e Índia. Se mantivermos o ritmo de investimentos, aprimorando técnicas agrícolas com desenvolvimento tecnológico, novos recordes serão batidos constantemente. Isso consolida a posição de destaque do Brasil no mercado global de produção agrícola”, finaliza Sodré. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Perfilhamento da cana é favorecido pelo uso de biológico no sulco de plantio

A cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância no Brasil, país que ocupa a primeira posição entre os maiores produtores do mundo, além de ser uma excelente alternativa energética. O plantio convencional é um dos problemas desta cultura, devido ao gasto excessivo de colmos que poderiam ser destinados à indústria, além de aumentar o risco de difusão de pragas e doenças. A cana é extremamente dependente da adubação nitrogenada, por ser o nitrogênio um dos nutrientes responsáveis pela sua nutrição, absorvido em maior quantidade.

Áreas tratadas com defensivos agrícolas crescem 5%

A cada ano, a produção aumenta com consistência. A safra colhida este ano cresceu quase 11 milhões de toneladas de grãos em relação à anterior; na próxima safra serão mais 13 milhões de toneladas. Em dois anos, são 25 milhões de toneladas de grãos a mais. São mais alimentos para atender à demanda global, que se mantém aquecida, e também representa mais receita para o Brasil.

Solo adequado para o plantio de melancia

Bruno Novaes Menezes Martins brunonovaes17@hotmail.com Carla Verônica Corrêa cvcorrea1509@gmail.com Fabrício Custódio de Moura Gonçalves fabricio-moura-07@hotmail.com Engenheiros agrônomos e doutorandos em Horticultura, FCA/UNESP - Campus de Botucatu (SP) Os solos brasileiros apresentam,...

Colhendo o dobro da média nacional, produtor do MG é o campeão da Região Sudeste na 11ª edição do Desafio CESB

Agricultor de Patrocínio teve produção de 110,45 sacas por hectare na safra 2018/2019 O produtor mineiro Matheus Grossi Terceiro, de Patrocínio (MG), foi o campeão da Região...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!