17.6 C
Uberlândia
terça-feira, maio 28, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAnte traça-do-tomateiro, inseticida recebe registro para manejo de mais 4 pragas da...

Ante traça-do-tomateiro, inseticida recebe registro para manejo de mais 4 pragas da cultura

Créditos: Sérgio Camargo

Pouco mais de dois anos após lançado, o inseticida Ohkami®, da Sipcam Nichino, consolidou posição de referência do produtor de tomate no controle da principal praga da cultura: a traça-do-tomateiro ou Tuta absoluta. Nos últimos dias, segundo informa a companhia, Ohkami® recebeu registro visando a mais quatro pragas recorrentes do tomate: ácaro-rajado (Tetranychus urticae), broca-pequena-dos-frutos (Neoleucinodes elegantalis), mosca-minadora (Lyriomyza huidobrensis) e tripes (Frankliniella schultzei).

“A extensão da bula amplia o raio de ação do produtor diante de pragas com alto potencial para ocasionar danos econômicos relevantes, às plantas e aos frutos de tomate”, resume Eric Ono, pesquisador da Sipcam Nichino.

O ácaro-rajado, por exemplo, se situa entre as mais importantes pragas polífagas conhecidas no mundo, ao passo que a broca-pequena dos frutos detém potencial para ocasionar perdas da ordem de 80% à produção. Já a mosca-minadora, de uma praga secundária converteu-se em risco aos cultivos. O tripes, por sua vez, transmissor do vírus causador da devastadora doença chamada ‘vira-cabeça’, tornou-se altamente desafiador ao produtor na safra.

“Avaliamos Ohkami® como sendo um eliminador de pragas por excelência”, continua Ono. O inseticida, ele explica, age por contato e ingestão sobre insetos e lagartas. “Controla ovos (ação ovicida) e evita a colocação de ovos férteis por mariposas e fêmeas adultas das pragas. Diferencia-se por quebrar o ciclo de desenvolvimento das pragas-alvo. Essa tecnologia permite eliminar pragas antes de haver danos à cultura do tomate”, acrescenta o executivo.

Conforme Ono, Ohkami® age logo após aplicado e entrega ao tomaticultor um mecanismo de ação único, baseado no composto Tolfenpyrad.  “Empregado seguindo as orientações técnicas, o inseticida impede o desenvolvimento de resistência cruzada por pragas. O ingrediente ativo de Ohkami® foi pouco exposto nas lavouras de tomate do Brasil até o momento”, explica Ono.

Ainda segundo Eric Ono, frente a todas as pragas para as quais Ohkami® está indicado no tomateiro, a recomendação da empresa prevê iniciar aplicações do inseticida tão logo sejam constatados os primeiros sinais de ataques nas áreas de cultivo, independentemente do estágio da cultura.

Além do tomate, salienta a Sipcam Nichino, Ohkami® vem sendo utilizado com sucesso, no Brasil, nos cultivos de aveia, brócolis, centeio, cevada, couve, couve-flor, repolho, trigo e triticale.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Implantação de sistema hidropônico potencializa produção de 30 a 50%

  Técnica de cultivo sem solo pode ser utilizada em centros urbanos e traz alimentos com maior qualidade e frequência   O crescimento da população mundial é...

Sevin 480 SC retorna ao mercado

  Há mais de 10 anos a Cross Link participa da Hortitec, condição fundamental para a interação com clientes e prospects. Na ocasião, será apresentada...

Tomate ‘INIACimarrón’ – Multitolerante com qualidade diferenciada

Matías González Arcos Engenheiro agrônomo,MSc. Ariel Manzzioni Técnico agrícola Ana Arruabarrena Msc em Agronomia Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA). Uruguay   'INIACimarrón' é um híbrido de tomate do segmento “Longa Vida“...

Hazera – Sementes para altas produtividades

Esse é o segundo ano que a Hazera participa como expositora da Hortitec. “Para nós, esta é uma ocasião í­mpar de divulgação da marca e dos produtos para importantes agentes do mercado de hortaliças, especialmente canais de distribuição, produtores e técnicos. Na ocasião, consolidamos a marca Hazera como um dos principais fornecedores de semente de hortaliça do mercado, bem como incrementamos o 'network' da empresa“, define Beto Bittencourt, gerente geral da Hazera.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!