26.6 C
Uberlândia
sexta-feira, junho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiProdução de cenouras dobra com variedades híbridas e áreas tecnificadas

Produção de cenouras dobra com variedades híbridas e áreas tecnificadas

 

A média nacional de produtividade de cenoura é de 30t/ha por ano. Produtores que trabalham com variedades híbridas e em áreas tecnificadas alcançam até 80t/ha

 

 Crédito Agristar
Crédito Agristar

A média de produtividade da cenoura no Brasil gira em torno de 30 toneladas por hectare, porém, em regiões mais tecnificadas e que usam sementes híbridas, este valor muitas vezes pode alcançar 80 toneladas por hectare.

As sementes híbridas associadas à tecnologia de mecanização, como as semeadoras a vácuo de alta precisão, possibilitaram ao produtor uma redução de custos e uma melhor uniformidade na distribuição das sementes e, consequentemente, melhor uniformidade no tamanho das raízes e classificação.

“Em algumas regiões do país, os grandes produtores de cenoura estão realizando a colheita mecanizada.É comum encontrar colhedoras operando em algumas regiões do Cerrado, sendo que estas colhem de uma a três linhas duplas ou triplas, agilizando o processo de colheita e reduzindo os custos do produtor“, explica o especialista em Bulbos e Raízes da Agristar do Brasil, Samuel Sant’Anna.

“Foram os híbridos os grandes responsáveis pelo aumento significativo na produtividade, qualidade e adaptação em diversas regiões do País e épocas de cultivo“, diz Sant’Anna.

Cenoura Híbrida Erica

 

Diante desta realidade, a Agristar vem investindo em seu programa de melhoramento de cenouras tropicais e desenvolvendo novos materiais, mais adequados e adaptados as diferentes regiões do Brasil, buscando introduzir no mercado materiais que atendam às exigências tanto dos produtores quanto dos consumidores.

Um dos grandes destaques da empresa é a cenoura híbrida Erica F1, da linha Superseed, pelas características de produtividade, uniformidade, resistência às principais doenças foliares comuns no verão, tolerância ao pendoamento precoce, raízes com formato cilíndrico e com fechamento de pontas arredondado, pele lisa, coloração externa alaranjada intensa e com alta concentração de betacaroteno.

“Apresenta ciclo entre 95 e 105 dias sendo, portanto, um material precoce, importante característica para o produtor que opta por planejar a colheita. Outras características são a excelente uniformidade e padronização das raízes, que garantem elevado potencial produtivo e alto rendimento na classificação 3A, resultando em maior rentabilidade para o produtor“, pontua Sant’Anna.

Mercado de cenouras no Brasil

Segundo o Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq, a cenoura é a quinta hortaliça mais cultivada no Brasil e 80% da produção é destinada ao mercado interno.

Com uma produção de cenouras estimada em 760 mil toneladas por ano, o país possui uma área de cultivo superior a 20 mil hectares, distribuídos entre as regiões do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Carandaí (MG), Cristalina (GO), Marilândia do Sul (PR), Caxias do Sul e Vacaria (RS), Irecê (BA) e São José do Rio Pardo (SP).

Essa matéria você encontra na edição de setembro da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Hortelã – Sabor refrescante e suave

A hortelã, embora seja uma planta exótica, tem aroma e sabor que podem variar conforme a espécie. Assim como as hortaliças, as hortelãs representam uma fonte de renda, pois podem ser cultivadas não só para o consumo próprio, mas em uma escala maior, destinadas aos supermercados e casas de produtos naturais, na formas natural ou seca

Congresso cotonicultor comemora safra recorde

O Congresso Brasileiro do Algodão está marcado para acontecer no período de 27 a 29 de agosto, em Goiânia Em clima de safra recorde da produção...

Como realizar o cultivo de abobrinhas sob telado?

AutoresRonaldo Machado Junior ronaldo.juniior@ufv.br Rebeca Lourenço de Oliveira rebecalourencoo@gmail.com Engenheiros agrônomos, mestres em Fitotecnia e doutorandos em Genética e Melhoramento – Universidade Federal...

TARGA MAX é nova solução IHARA contra gramíneas resistentes e milho voluntário

  Aumento dos casos de resistência de algumas gramíneas e dos desafios no manejo do milho voluntário levam a IHARA a lançar um herbicida altamente...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!