26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 17, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosQual a relação entre energia solar e a horticultura?

Qual a relação entre energia solar e a horticultura?

A relação pode não ser tão evidente, mas é intrínseca.

Barbara Rubim
CEO da Bright Strategies e vice-presidente do Conselho da ABSOLAR para geração distribuída
barbara@br-strategies.com

A energia solar fotovoltaica e o agronegócio têm uma relação intrínseca. Primeiro, porque no agro há uma disponibilidade de grandes áreas para a geração própria de energia.

A geração de energia solar é uma ferramenta que vem sendo muito utilizada pelos produtores rurais para reduzir os custos de produção e também para ter previsibilidade de custos futuros.

Imagem: Pixabay

É importante destacar que essas áreas podem ter não só a geração de energia solar, mas também o cultivo de diversas espécies que convivem bem com o sombreamento trazido pelo sistema fotovoltaico.

Essa integração entre a energia solar e o cultivo de algumas culturas é chamada de agro fotovoltaico. Isso, por si só, já é um benefício enorme da energia solar para o agro, pois reduz os custos, e se aquele produtor rural tiver uma área disponível ali dentro da sua fazenda, por exemplo, ainda que ele não tenha interesse em gerar a energia para si, ele pode arrendar, alugar um pedaço dessa propriedade para outra empresa que tenha interesse em fazer esse investimento, aumentando então o rendimento que ele tem com aquela localidade.

Considerações

No que diz respeito aos fatores que devem ser avaliados antes de investir em energia, o principal ponto é o perfil de consumo. Isso porque os consumidores rurais, muitas vezes, possuem tarifas de energia diferenciadas, exigindo um sistema adequado.

Entender e respeitar essa tarifa diferenciada é essencial para que o produtor rural obtenha o melhor retorno possível de seu investimento. O segundo ponto a ser avaliado é a adequação dos equipamentos e da estrutura, que devem ser considerados para a instalação do sistema, considerando a realidade e a área em que a instalação será feita.

É importante lembrar que este é um investimento em uma infraestrutura que durará cerca de 25 anos, portanto, garantir a robustez e a adequação desses equipamentos é um ponto essencial neste processo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Rúcula hidropônica – Você sabe como produzir?

A rúcula é muito apreciada pelo sabor característico e picante. Era, até alguns anos, uma hortaliça de pouca expressão no mercado, pois a produção no solo demorava em torno de 50 dias, resultando em folhas um tanto duras e amargas.

Quais os cuidados essenciais ao implementar uma estufa agrícola?

O ambiente é uma forma de cultivo protegido que permite ao produtor rural uma produção mais segura e minuciosa

Energia solar deve receber mais investimento do que o petróleo

Baixo custo para montagem de usinas próprias que permitem economia de até 25% na conta de luz, estimulam o crescimento dos investimentos em energia solar

Como a energia solar impulsiona a produção agrícola

Alta na conta de luz alerta para a importância da energia solar; investimento pode ocorrer em terras improdutivas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!