20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesQualidade da aplicação pode diminuir efeito deriva nas lavouras

Qualidade da aplicação pode diminuir efeito deriva nas lavouras

Testes promovidos pela Satis mostram que o uso de Vitaphix Power + Vitaphix DC200 contribui para redução de perdas

Um dos desafios da agricultura é evitar o efeito deriva durante as pulverizações, que é a fração dos ingredientes ativos que não atinge o alvo devido ao carregamento das gotas e evaporação, entre outras causas. Para melhorar este desempenho, são essenciais a utilização adequada e segura dos produtos, a capacitação da mão de obra e a calibragem correta dos equipamentos. Outro fator que contribui para a qualidade da aplicação é a adoção de soluções que potencializam o efeito antideriva e, com esse foco, a Satis lançou o adjuvante Vitaphix DC200 para ser aplicado com o Vitaphix Power. Testes comprovaram que a combinação melhora a aplicação, mesmo sob adversidades climáticas, como excesso de ventos, e em áreas de relevos elevados.

Créditos: Divulgação

De acordo com o Gerente de Inovação da Satis, o engenheiro químico Fabrício Porto, a empresa está expandindo sua linha de tecnologias de aplicação a fim de oferecer soluções a todos os tipos de clientes e para as mais diversas condições de plantio, reduzindo as perdas causadas por deriva. Oferecida como linha Aplik+, o portfólio inclui opções como Vitaphix PowerVitaphix Oil, Vitaphix e o Liq-D, formuladas para dar maior eficiência desde a elaboração da calda até a absorção de nutrientes pela planta. A empresa também desenvolveu o Programa Aplik+, uma consultoria de treinamentos com o objetivo orientar e auxiliar o produtor a obter maior eficiência das soluções utilizadas na lavoura.

Já o Vitaphix DC200 é um adjuvante indicado para aplicações complexas de produtos agrícolas e possui formulação eficaz para reduzir perdas, resultando em adequada proteção e eficiência nutricional de plantas. Para comprovar a eficácia do produto, a Satis, empresa mineira especializada em nutrição vegetal, promoveu testes em diferentes ambientes para avaliar os resultados.

Resultados

Para as pesquisas envolvendo as soluções da linha Aplik+, considera-se como base as condições adequadas para aplicações de produtos na lavoura. Trata-se de uma tríade entre umidade do ar acima de 55%, temperatura abaixo de 30 °C e ventos de 3 a 10 km.  

Na determinação da deriva em túnel de vento, a solução combinada da Satis apresentou 0,464 ug/cm² de deriva, contra 0,549 do produto concorrente e 0,901 sem uso de adjuvantes. Com esse desempenho, Vitaphix Power em conjunto com Vitaphix DC200 alcançou deriva menor de 15,48% em relação ao concorrente e 48,52% menor na comparação sem uso de adjuvantes. Outro teste mediu o resultado do espalhamento de gotas durante a aplicação da calda em diferentes condições ambientais. Nesse cenário, o manejo com os produtos Satis igualmente tiveram performance superior, chegando a 24,8% e 20,9% de melhora na qualidade de pulverização, respectivamente, em condição inadequada e adequada quando comparado ao concorrente.

Em relação ao tempo de evaporação, a solução combinada também foi superior em qualquer condição de aplicação. Os índices foram 18,63% superiores em condição adequada e 12% melhores em situação inadequada em relação a situações sem uso de adjuvantes. Na intensidade de molhamento, a solução da Satis obteve um índice 61,6% superior ao concorrente na condição adequada e de 51,5% na situação inadequada. O molhamento é uma avaliação que relaciona os efeitos de espalhamento e evaporação, sendo um efeito desejado (quanto mais melhor) e que mensura níveis de perdas ambientais e de qualidade de aplicação. Quanto maior a intensidade de molhamento, menor o nível de perda ambiental.

Os testes foram realizados pelo Instituto de Pesquisa Agronômica Dashen, de Bandeirantes/PR, e os resultados demonstram a importância do manejo correto na aplicação para evitar que perdas por evaporação e por deriva, além de prejuízos por volatilidade de caldas agrícolas, tenham impactos negativos do ponto de vista ambiental, social e financeiro.

ARTIGOS RELACIONADOS

Uma cultivar de soja muito amiga das abelhas

A sojicultura e a apicultura estão muito ligadas e é preciso estar sempre atento nessa conexão.

App gera confiabilidade no monitoramento das lavouras

Scouting da GAtec, ferramenta integrada ao SimpleFarm que possui um sistema guiado por mapas, com geolocalização, fornece aos usuários informações precisas e confiáveis para rápida tomada de decisão no campo

Custos para produção de soja e milho apresentam forte alta

A projeção de custos de produção das lavouras de milho e soja de verão apontam níveis ...

Bactéria da Mata Atlântica combate fungo de lavouras

Uma pesquisa desenvolvida pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, ....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!