28.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesSoluções de conservadoras DaColheita na Hortitec 2023

Soluções de conservadoras DaColheita na Hortitec 2023

Fabricante das conservadoras em EPS, Termotécnica vai realizar testes de agregação de valor das suas embalagens para o segmento de hortaliças buscando um crescimento maior neste mercado

As soluções de conservadoras DaColheita, fabricadas pela Termotécnica, estão em exposição na Hortitec 2023, de 21 a 23 junho, na Expoflora, em Holambra (SP), no espaço da Abrafrutas – Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas –, parceria que acontece há anos também em feiras internacionais. Com soluções em embalagem para mais de 50 tipos de frutas, legumes e verduras (FLVs), as conservadoras DaColheita são utilizadas com sucesso no Vale do São Francisco – entre Bahia e Pernambuco – desde 2010, contando com a preferência de mais de 2/3 dos produtores de uvas. Em São Paulo, os agricultores também identificaram os benefícios da embalagem em EPS (mais conhecido como isopor*) e vêm aderindo a esta nova solução.

A linha DaColheita já está bastante consolidada junto aos produtores de frutas, contando com a parceria da Abrafrutas e IFPA – International Fresh Produce Association -, para os mercados nacional e internacional. Agora a Termotécnica vai realizar uma agenda de testes de agregação de valor das suas embalagens para o segmento de hortaliças em conjunto com o Ibrahort – Instituto Brasileiro de Horticultura. Ao estreitar essa parceria com o Ibrahort para testes de shelf-life junto a produtores de hortaliças, o objetivo é buscar um crescimento maior neste mercado.

De acordo com Nivaldo Fernandes de Oliveira, superintendente da Termotécnica, as soluções DaColheita protegem e proporcionam o aumento do shelf-life das frutas em até 45 dias na cadeia do frio. Segundo o diretor, “o best-seller ainda tem sido a uva, mas temos avançado nas aplicações para diversas frutas, aumentando também o fornecimento para produtores de limão, manga, pitaya e, mais recentemente, de figo. No entanto, nossa linha de caixas conservadoras pode atender todo o mercado de produtos frescos, incluindo hortaliças e também flores”.

Soluções de conservadoras em EPS para hortaliças

Ampliando constantemente sua atuação no agronegócio e diversificando o portfólio, a Termotécnica está apta a atender novas culturas, como o mercado de hortaliças e flores. “Já temos muitos cases de sucesso da marca DaColheita para soluções para frutas junto a toda a cadeia, desde os fruticultores no campo, o canal de distribuição e o varejo de hortifrútis especializado, inclusive na exportação de frutas premium. Isso nos dá muito potencial para diversificar o atendimento para a horticultura e estamos abertos para atender esse mercado”, afirma Nivaldo de Oliveira.

“Em mercados internacionais, as embalagens em EPS já são um grande aliado para o transporte e conservação de vegetais frescos e podemos agregar os mesmos diferenciais para esse mercado aqui no Brasil. Já estamos trabalhando no desenvolvimento de aplicações que atendam os horticultores e floricultores. Inclusive, por suas características de estanqueidade e de manutenção da temperatura, nossas soluções de conservadoras DaColheita – que para o mercado externo leva a marca FarmFresh – podem combinar um elemento de hidratação para manter o frescor e a vivacidade destes produtos”, diz.

Tudo isso representa também dias a mais com os alimentos saudáveis e frescos nas gôndolas com muitas vantagens para o varejista. As conservadoras DaColheita têm um peso 60% menor do que as caixas de papelão, o que pode reduzir em até 6% o custo do frete aéreo, gerando economia significativa em toda a cadeia.

Como consequência, essas características aumentam o valor agregado com a percepção de fruta de qualidade superior. Promovem aumento do giro das mercadorias, o fortalecimento da marca do produtor com identidade visual e associação à qualidade. As soluções DaColheita também abrem um leque de oportunidades para ofertar o produto em outros períodos além da safra.

Atributos de sustentabilidade das embalagens DaColheita 

A linha de conservadoras DaColheita reforça o compromisso da Termotécnica em desenvolver soluções de embalagens em EPS ativas, inteligentes e sustentáveis. As soluções DaColheita apresentam os benefícios para toda a cadeia de valor de produtos frescos, dos produtores ao ponto de venda e um forte apelo para a sustentabilidade em todos esses processos. Ao ampliar o shelf-life, manter a temperatura constante e serem muito leves, as embalagens DaColheita também contribuem para aspectos de sustentabilidade como a diminuição de perdas e desperdícios na cadeia de distribuição e a redução das emissões de CO2 na atmosfera, além de serem recicláveis.

Reconhecida no Brasil e internacionalmente como uma empresa ambientalmente responsável, a Termotécnica realiza a economia circular na prática. Contando com o envolvimento de parceiros em toda a cadeia de exportação de frutas que utilizam as conservadoras DaColheita, a Termotécnica fecha o ciclo de logística reversa com a destinação correta e reciclagem das embalagens pós-consumo. O EPS é um material plástico 100% reciclável formado por 98% de ar, não utiliza CFC e HCFC e por isso não gera danos à camada de ozônio. Por ser inerte, não prolifera fungos e bactérias. O seu processo requer baixíssima utilização de recursos naturais como água e energia, não contamina e não gera riscos à saúde e ao meio ambiente.

Membro do Save Food Initiative desde 2004 e uma das poucas empresas brasileiras entre as signatárias deste movimento da FAO (Food and Agriculture Organization), a Termotécnica desenvolve soluções de conservação em linha com esse movimento contribuindo para redução de perdas e desperdícios de alimentos em toda a cadeia de produção, distribuição e consumo. Em 2019, a companhia conquistou a premiação WorldStar, concedida pela WPO (World Packaging Organization), um dos mais importantes reconhecimentos do mercado de embalagens, nas categorias Food e Save Food pelos atributos de suas soluções no mercado.

As conservadoras produzidas pela Termotécnica proporcionam uma atmosfera ideal, aumentam o shelf life dos alimentos e dessa forma contribuem para reduzir significativamente as perdas mantendo a qualidade e frescor dos FFLVs (Flores, Frutas, Legumes e Verduras) em toda a cadeia. As conservadoras já são largamente utilizadas pelo mercado de norte a sul do país além de proteger os produtos frescos exportados pelo Brasil.

Em resumo, as conservadoras DaColheita contribuem em três frentes de sustentabilidade:

1)   Na reciclagem pós-consumo, pois o EPS é um material que pode ser 100% reciclado e se transformar em matéria-prima para outras aplicações, como rodapés e molduras.

2) Aumento do shelf-life dos produtos frescos em até 30%, o que contribui para a redução do desperdício na cadeia de distribuição e consumo.

3) Contribui para a redução da pegada de carbono, com a diminuição da emissão de Co₂ equivalente, no transporte devido ao peso mais leve das soluções, o que reduz o consumo de combustível.

ARTIGOS RELACIONADOS

abagLAB apresenta soluções no 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio

O 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio, uma realização da Associação Brasileira do Agronegócio - ABAG e da B3, a bolsa do Brasil, marcado para o dia 7 de agosto, contará com a presença do abagLAB, plataforma digital criada pelo Comitê de Inovação ABAG, que conecta cadeias produtivas, contribuindo para impulsionar a inovação no agro brasileiro.

Soluções protegem feijoeiro de doenças

Tratamento baseado em tecnologia fungicida multiculturas e em inseticida de ponta, específico ao manejo de lagartas, ganha adesão nas áreas produtivas

Hytera lança novas soluções na Agrishow

Durante a participação na Agrishow, a empresa irá demonstrar soluções LTE focadas para o agronegócio, com infraestruturas completas de comunicação no campo, que levam conexão onde não existe ou onde é limitada.

Essere Group presente no Coplacampo 2024

A Loyder do Brasil estará apresentando tecnologias para aumentar o potencial produtivo das culturas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!