21.6 C
Uberlândia
sábado, junho 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosVariedade de fertilizantes ofertados vai aumentar no mercado

Variedade de fertilizantes ofertados vai aumentar no mercado

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock18

Maior variedade de fertilizantes para aplicação em todos os tipos de solos e culturas é um dos benefícios que a Instrução Normativa 46 traz aos produtores. Maior número de produtos poderão ser registrados para comercialização, a partir de flexibilização de exigências que foi determinada.

“Mesmo com a flexibilização de exigências, será mantida a segurança dos produtos, pois haverá maior controle nos processos de produção“, garante o coordenador do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas (DFIA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Hideraldo Coelho.

Fabricantes e consumidores pediram a modernização das normas, iniciativa que faz parte do Plano Agro+. O plano visa, além da modernização, desburocratizar a atividade agropecuária.

Atualmente, existem cerca de 70 mil formulações (produtos) no mercado, número que agora poderá até dobrar, segundo prevê o coordenador. Outro ponto de destaque são os rótulos dos produtos, que deverão informar todos os componentes contidos na fórmula. Isso permitirá que o agricultor saiba exatamente o que está comprando, tornando a aquisição mais segura. Foi ampliada também a lista de aditivos autorizados na formulação.

A importação de matérias-primas ” cerca de 70% do total consumido pelas indústrias no processo de produção – também foi flexibilizada. No caso do potássio, por exemplo, era exigido teor de 58% do mineral. Agora será de 50%, o que atende a todos os solos e culturas, viabilizando ainda a exploração das minas existentes no Brasil.

Segundo o coordenador, as empresas têm prazo de adaptação de 180 dias às novas regras.

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Os perigos da raiva equina

A zoonose causa alterações neurológicas e na maioria dos casos, mortalidade dos animais afetados

Yara avança no digital e anuncia entrada na ConectarAgro

Após lançar novas plataformas digitais e participação acionária na Orbia, empresa busca melhorar a experiência online do produtor rural

Você sabe fazer a polinização da macieira?

Em diversas espécies cultivadas, como a macieira, a polinização cruzada é essencial e/ou traz algum benefício, como o aumento da frutificação efetiva e a qualidade dos frutos.

Biolchim apresenta inovação em nutrição de plantas

A Biolchim apresentou no Congresso ANDAV 2019 toda a sua linha de produtos presentes no mercado brasileiro, os quais representam o que há de mais avançado...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!