João Batista Medeiros Silva
Licenciado em Ciências Biológicas, mestre e doutorando em Agronomia – Universidade Federal da Paraíba (UFPB-CCA)
dnhomedeiros26@gmail.com
Adjair José da Silva
Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Agronomia – UFPB-CCA
adjairsiva.agronomia.ifpe@gmail.com
O yuzu é uma planta de porte pequeno, não ultrapassando três metros de altura na fase adulta. Ele produz pequenos frutos, com uma casca de cor amarela, sendo sua polpa mais escura que a maioria das outras variedades de limões, contendo várias sementes dentro e sendo muito aromática.
É aconselhado que o cultivo do limão yuzu seja feito em solo fértil e úmido, no entanto, nunca encharcado. O plantio deve ser realizado em sol pleno, para auxiliar em seu desenvolvimento.
Exigências nutricionais
São poucos os estudos com relação às exigências nutricionais do yuzu e tipos de adubos ou nutrientes específicos para ele. Sabe-se que ele requer uma drenagem do solo, que este seja rico em húmus e com pH ácido para neutro.
Seu cultivo requer um solo que esteja quase sempre fresco, mas de onde a água flui livremente, preferindo meia sombra à exposição total ao sol. É um porta-enxerto, com frutos de alta qualidade e rendimento, resistente à phytophthora, nematoides e fungos.
Também é tolerante a spalling e nanismo, tendo baixos níveis de resistência a solos calcários e salgados. Possui alta resistência a baixas temperaturas e tendência à poliembrionia, sendo raramente ingerido in natura devido ao seu sabor azedo.
Mercado
No Brasil, a produção de yuzu ainda é baixa, principalmente por ser um fruto ainda muito raro. No entanto, já existe produção do fruto em pequenas propriedades.
Por ser de alto custo, é cultivado em baixa escala, o que o faz ser pouco conhecido no mercado.
O Yuzu possui uma agradável fragrância cítrica, com tom floral, sendo amplamente usado na culinária japonesa e coreana. Também vem sedo utilizado na medicina tradicional chinesa como um remédio aromático, sudorífero e estomacal.
O banho quente de yuzu pode ajudar a prevenir resfriados e melhorar a circulação sanguínea.
Valor agregado
Além da fruta, a casca do yuzu é usada na formulação de medicamentos e cosméticos. Esta corresponde a cerca de 30% do peso da fruta, sendo usada especialmente como uma fibra dietética útil (DF) nas indústrias de alimentos, cosméticos e fertilizantes, além de ser biodegradável, devido ao seu alto teor de pectina.
O yuzu, como fruta comestível com casca, é principalmente transformado em chá em conserva de açúcar. O chá de yuzu é produzido com a casca e o suco. Tem eficácia na prevenção de certos tipos de doenças, devido às suas características antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas.
Recentemente, foi descoberto que o extrato etanólico da casca do yuzu possui efeitos antidiabéticos, por meia da proteína (quinase) ativada tanto in vitro quanto in vivo.