27.2 C
Uberlândia
domingo, abril 28, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesControle da primeira geração da cigarrinha-da-raiz pode erradicar praga

Controle da primeira geração da cigarrinha-da-raiz pode erradicar praga

Foto: Bayer

A cigarrinha-da-raiz (Mahanarva fimbriolata) figura como a segunda principal praga dos canaviais, só perde para a broca-da-cana. Presente em diversas regiões, a cigarrinha apresenta elevadas populações no Centro-Sul e em alguns Estados do Nordeste do País. Essa praga gera perdas consideráveis em áreas de cana crua, tanto na produtividade agrícola, como na redução de açúcar ao sugarem a seiva e injetarem toxinas, ocasionando desordem fisiológica. Essas injúrias provocam a morte de perfilhos, encurtamento, rachadura, brotações laterais e murchamento dos colmos, que provocam redução na quantidade e qualidade do açúcar recuperável e aumento no teor de fibras. Essas perdas podem provocar reduções de produtividade que variam de 25% a 60% na cana-soca, e chegam a 11% na cana planta.

Um dos grandes segredos para reduzir a população desse inseto é realizar o controle da primeira geração de cigarrinha, cujos ovos começam a eclodir no início de outubro devido às condições favoráveis de umidade de solo proporcionadas pelas chuvas da Primavera. “Um acumulado de 60 a 70 mm em um período de 15 dias já é suficiente para o aparecimento da primeira geração de cigarrinhas”, alertou Newton Macedo (doutor e mestre em Engenharia Agronômica pela Esalq/USP) durante a sua palestra.

Os benefícios do controle da primeira geração são incalculáveis — ressaltou Newton Macedo. Evita as perdas no canavial provocadas pela cigarrinha e reduz as aplicações de agroquímicos, que têm um custo mínimo de R$ 300,00 por hectare, nos meses subsequentes — exemplificou. Segundo ele, se todos os produtores adotassem o controle da primeira geração, a praga seria praticamente erradicada.

LEIA TAMBÉM:

Cana-de-açúcar pode ser protagonista na economia brasileira
Produção de cana-de-açúcar dá novo lar para animais silvestres em SP

“É preciso fazer o controle no timing ideal”, afirmou Newton Macedo durante a palestra promovida pela Cyan. Em locais com ninfas de cigarrinhas, com acumulado de 60 a 70 mm de chuvas em um período de 15 dias, há a indicação da necessidade de aplicação de inseticida, principalmente em solos com mais de 20% de argila e áreas com histórico de cigarrinhas — esclareceu. Segundo ele, nesses casos, entre 15 a 21 dias, já pode começar a aparecer espuma na base da cana, o que sinaliza o início do ataque de insetos.

Para definir rapidamente os locais que exigem ações prioritárias de controle, a Cyan Agroanalytics possui uma ferramenta denominada “Balanço Hídrico”, que mostra a evolução diária da água armazenada no solo de cada fazenda, até o dia de ontem, possibilitando identificar quais áreas já estão saturadas (ou saturaram primeiro), e portando aptas a eclosão dos ovos das cigarrinhas. Com essas informações, é possível priorizar e sequenciar a pulverização e o controle, evitando a segunda geração de cigarrinhas, que geralmente é 5x maior que a primeira — ressaltou Ricardo Raiji Imai, sócio da Cyan, que também participou do evento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Bionematicida exclusivo e inédito no Brasil

Empresa tem o maior banco de microrganismos do mundo, unindo biotecnologia, inteligência artificial e tecnologias digitais na seleção de microrganismos para tornar a agricultura brasileira mais produtiva, rentável e sustentável.

Maturador oferece ganhos não só no início da safra canavieira

Aplicação de maturador no período de 15 de setembro até meados de novembro tem o objetivo de manter os níveis de sacarose da planta.

Como melhorar a atividade fisiológica das plantas

Aumentar a produtividade e a rentabilidade das lavouras é um dos maiores propósitos do agronegócio. De olho na demanda mercadológica em busca de soluções eficientes nesse campo, o CA$H, produto com tecnologia desenvolvida pela Kimberlit Agrociências, foi lançado nessa safra pela Grão de Ouro Agronegócios, em Alfenas, Minas Gerais.

Green Has do Brasil, pela primeira vez na Hortitec

  Recém-inaugurada no Brasil, a filial da Green Has Italia participa pela primeira vez com estande exclusivo na Hortitec. “A Green Has Italia abriu sua...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!