20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesEmbrapa Soja apresenta Tecnobroto durante a Tecnofam

Embrapa Soja apresenta Tecnobroto durante a Tecnofam

Foto: Arquivo Embrapa Soja

A Embrapa Soja participa da Tecnofam 2022, de 13 e 15 de setembro, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados/MS. Durante o evento, será apresentado o Tecnobroto, um equipamento desenvolvido pela Embrapa para produzir brotos de soja, de forma automatizada e sem produtos químicos. “O Tecnobroto é um equipamento de baixo custo e pode ser desenvolvido por comunidades, associações de produtores e agricultores familiares”, explica Marcelo Álvares de Oliveira, da Embrapa Soja, um dos pesquisadores que desenvolveu a tecnologia. 

A Tecnofam é uma feira promovida pela Embrapa Agropecuária Oeste voltada para agricultura familiar. Tem como objetivo oportunizar aos agricultores familiares o contato com soluções tecnológicas, com enfoque na sustentabilidade da produção agropecuária e reúne apoiadores, parceiros da iniciativa privada, empresas e instituições públicas.

Para construir o Tecnobroto, são necessários os seguintes componentes: caixas d’água de capacidade de 100 litros; bombas de drenagem de água, mangueiras de PVC, bicos de aspersão, bomba de PVC para funcionar como depósito de água, “timers” para controle de frequência e tempo de irrigação, materiais elétricos, materiais hidráulicos, peneiras, sistema controlador de temperatura da água e boia para controle do nível da água no reservatório. 

Álvares de Oliveira diz que a produção do broto de soja leva entre três e sete dias e pode ser feita em qualquer época do ano sem a necessidade de solo, de fertilizantes, de agrotóxicos e de luz solar direta. “Para cada quilo de semente de soja, produzimos cerca de 2,5 kg de brotos”, explica. Na alimentação, os brotos são apreciados na culinária por seu paladar agradável e alto valor nutritivo, devido principalmente ao alto teor de proteína.

A Embrapa disponibiliza gratuitamente o procedimento para montagem do Tecnobroto. As informações estão disponíveis no hotsite www.embrapa.br/soja/tecnobroto.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Consórcio de capim com crotalária: produtividade da soja cresce até 20%

Além da quantidade de biomassa das plantas, superior a 7 mil kg por hectare, a qualidade também foi impactada positivamente.

Tratamento de sementes é eficaz contra cascudinho

O tratamento de sementes é a melhor opção, pois oferece proteção inicial às plântulas de soja durante a fase crítica de ataque do cascudinho, prevenindo danos aos caules recém-emergidos.

Financiamento verde

Aumentar e regular o financiamento verde, incentivar sistemas nacionais de pesquisa agropecuária ...

Pré-florada da soja: nitrogênio aumenta produtividade

A cultura da soja, devido ao alto teor de proteínas nos grãos, tem uma elevada necessidade de nitrogênio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!