28.6 C
Uberlândia
domingo, maio 5, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesFemagri 2024: Cooxupé renova convênio com FAEMG/SENAR

Femagri 2024: Cooxupé renova convênio com FAEMG/SENAR

Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, promovida pela cooperativa cafeeira, está acontecendo em Guaxupé; Parceria levará 800 treinamentos ao longo do ano a trabalhadores do campo

Divulgação

A Cooxupé iniciou nesta quarta-feira, 20 de março, em Guaxupé/MG, a 23ª Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas. O primeiro dia foi marcado pela abertura oficial e a renovação da assinatura do convênio Cooxupé e Sistema FAEMG/SENAR, que leva conhecimento para famílias produtoras de café há mais de uma década.

O convênio entre a cooperativa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural estabelece a realização de cursos de capacitação para as famílias cooperadas e trabalhadores rurais diretamente no campo. A renovação da parceria é referente ao ano de 2024, somando um aporte de mais de R$ 3,8 milhões em investimentos para a realização de 800 treinamentos ao longo do ano.

“Essa é uma das assinaturas mais significantes, pois trata-se da oportunidade de levar conhecimento para todos, incluindo nossos colaboradores e cooperados. É uma honra fazer parte desse momento e conclamo que outras cooperativas também façam essa parceria, pois representa muito, sendo fundamental para o respectivo negócio”, ressaltou o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

Weber Bernardes, diretor da FAEMG/SENAR, destacou a importância da qualificação dos produtores para a mudança das condições econômicas e sociais e de estar mais uma vez renovando o convênio junto à Cooxupé.

“É uma satisfação de poder fazer um convênio dessa magnitude. Queremos que essa cooperação resulte em benefícios aos produtores rurais, para que eles possam produzir de forma sustentável e dentro das normas impostas”, disse. 

Também participou da assinatura, o superintendente do SENAR Minas, Celso Furtado. 

Negócios na Feira e troca por café
As relações de troca de café e a estrutura da 23ª Femagri chamaram atenção dos produtores cooperados no primeiro dia de feira. Com 120 marcas expositoras, o evento ocupa uma área total de 107 mil metros quadrados e oferece ao cafeicultor a oportunidade de conhecer as principais tecnologias do setor. 

Cafeicultor de Monte Santo de Minas, Ruan Gabriel Ferreira Martins, elogiou a organização do evento e as condições ofertadas pela cooperativa para a trava de café futura. 

“Vim com interesse em maquinários e insumos e gostei do que encontrei. O sistema de troca está favorável, permitindo uma entrega de carga baixa, o que ajuda bastante. Acho que foi compensador levando em conta o atual preço do café”, disse o produtor, que adquiriu adubo, defensivos e uma roçadeira. 

Cooperado de Passos, Giovani Gonçalves de Souza, afirmou que para o produtor que não tem condições financeiras, utilizar o café como moeda é uma excelente alternativa. 

“Quero investir em banheiro químico com refeitório, por isso estou pesquisando todas as condições do sistema de troca para travar uma parte”, revelou Souza.

A Femagri segue até sexta-feira, 22, das 08h às 18h. Só no primeiro dia, a feira recebeu 9,5 mil visitantes.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Como cuidar do cafeeiro com equilíbrio nutricional?

O mês de setembro marca o final da safra de café 2020/21. Segundo dados divulgados pela Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), que é a maior do segmento, com sede no Sul de Minas e tendo mais de 11 mil cooperados, foram colhidos 92,54% da safra de café 2020, conforme levantamento divulgado na primeira semana de setembro.

Yara e Cooxupé: primeira parceria para fornecimento de fertilizante verde do Brasil

Cooperativa será a primeira do País a receber o insumo produzido com baixa emissão de carbono, crucial para descarbonizar a cadeia alimentar e oferecer aos consumidores escolhas alimentares mais sustentáveis

Senar e CropLife Brasil ampliam treinamento para pulverização

Parceria para capacitação a distância vai atualizar instrutores, produtores e trabalhadores rurais para o uso correto de defensivos agrícolas de acordo com novas legislações do setor

Cooxupé é contra o aumento do ICMS dos alimentos no estado de SP

A Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) oficializa seu posicionamento contrário ao aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no estado de São Paulo, que já está em vigor desde 1º de janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!