12.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 29, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesImunonutrição é tema de palestra em Simpósio Facta sobre sanidade e manejo...

Imunonutrição é tema de palestra em Simpósio Facta sobre sanidade e manejo de frangos de corte, no PR

Melina Bonato

Melina Bonato, doutora em nutrição e produção animal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e gerente global técnica e de P&D da ICC Animal Nutrition ministrará uma palestra sobre o conceito de imunonutrição dentro do cenário de estresse calórico em aves. A palestra faz parte do programa do simpósio “Frangos de corte: sanidade e manejo”, realizado pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta), em Maringá (PR), nos dias 26 e 27 de março.

“A imunonutrição é a aplicação de nutrientes específicos para modular a resposta imune dos animais frente aos diversos desafios. Esse conceito visa fortalecer as defesas de forma preventiva, o que impactará em um menor custo metabólico para o animal e resultará em ganhos produtivos. Esses objetivos podem ser alcançados com programas preventivos, inclusive nutricionais e funcionais, considerando o uso de componentes ou aditivos alimentares específicos que promovem resposta imune mais eficaz nos animais”, explica Melina Bonato.

As discussões sobre melhores condições para a produção animal avançam rapidamente. Nos últimos anos, o conceito de imunonutrição ganhou força e tem sido um tema bastante discutido nas diversas cadeias produtivas. “A região de Maringá concentra cooperativas, produtores e empresas avícolas independentes. Esse evento é mais uma oportunidade para o aprimoramento profissional nesse campo”, ressalta a especialista.

Para ela, uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e bem-estar dos animais com impacto em crescimento e produção é investir cada vez mais em monitoramento e uso estratégico das informações. Pensando nisso, o programa proposto pela Facta abordará também outros assuntos relevantes na produção avícola, como: Ingredientes alternativos, aspectos de sanidade, influenza aviária, gestão de dados de produção, estresse por calor, e condenações no abatedouro. “Considerando nossos desafios atuais, essas discussões são relevantes e ajudam na construção de estratégias para os desafios diários da avicultura. Por isso, respondi prontamente ao convite da Facta para participar deste evento e trazer o assunto de imunonutrição dentro do debate”, finaliza Melina Bonato.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

BRS 429: nova mandioca de mesa para os estados de SP e PR

A mandioca BRS 429 é a primeira variedade de mesa da Embrapa recomendada para o estado paulista

O surto de gripe aviária no Paraná

O surto de Gripe Aviária no Paraná traz desafios para a indústria avícola e ressalta a importância da biossegurança.

Produtor de grãos no Paraná alcança resultados expressivos com uso de Biotecnologia

O produtor Otoni Pacheco, da Fazenda São José, localizada em Clevelandia, PR, tem se destacado pelo sucesso obtido com o uso da Biotecnologia Microgeo

XXII Congresso Brasileiro de Sementes 2024: inscrições abertas e prazo definido para trabalhos

Principal evento do setor de sementes do Brasil, o CBSementes ocorrerá entre os dias 10 e 13 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!