22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioMáquinasMais eficiência no abastecimento de pulverizadores

Mais eficiência no abastecimento de pulverizadores

Com o Bunker 15.000, da MP Agro Máquinas Agrícolas, a operação de preparo para a pulverização que levaria cerca de 40 minutos é feita em apenas oito minutos.

Divulgação

O trabalho no campo exige muito esforço do produtor e suas equipes para que o investimento feito para produzir dê retorno após a colheita. Dessa forma, toda inovação que chega para contribuir com um trabalho mais tecnificado é bem-vinda. O Bunker 15.000, um tanque de abastecimento rápido para pulverizadores, traz esse conceito de solução revolucionária e vem trazendo mais produtividade operacional, melhorando eficiência de tempo e economia em todo o processo dessa importante operação agrícola.

Antes do equipamento, lançado e patenteado pela MP Agro Máquinas Agrícolas, a única forma de abastecimento do pulverizador em operação era com o deslocamento dessa máquina até a usina de pré-calda. Isso é comum em médias e grandes propriedades, onde o local onde ficam os produtos, seguindo a legislação, são instalados a quilômetros de distância dos talhões. Desse modo, para ir abastecer e voltar, leva-se um tempo operacional precioso, que acaba por onerar o custo da lavoura.

Com o Bunker, o pulverizador não sai da lavoura. O tanque fica à beira da estrada, em frente ao talhão, faz a conexão de mangueira e realiza o abastecimento rapidamente devido a sua alta vazão. A solução tem potencial de abastecimento de até seis cargas por tanque, considerando pulverizadores de 2.500 litros, e leva somente oito minutos para essa etapa, que é o tempo para o operador descer do caminhão, colocar luvas, conectar ao autopropelido, acionar o sistema e abastecer.

Eficiência comprovada

Estudo feito pela empresa desenvolvedora do tanque em um grupo agrícola, durante o trabalho de aplicação, mostrou que para sair da lavoura, percorrer o caminho até a usina de calda, abastecer e voltar, são gastos em média 40 minutos pelo pulverizador. Com a redução de tempo desse processo para oito minutos, trabalhando com Bunker, houve um ganho expressivo na eficiência operacional.

As análises consideraram no cálculo o tempo da jornada de trabalho, tempos de abastecimento em ambas as situações, áreas aplicadas em ambas as situações, e o resultado mostrou que é possível aplicar 50% mais área que no processo anterior.

Willian Sartori, coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento da MP Agro, acrescenta que a solução beneficia ainda fatores como qualidade da calda, menor desgaste do pulverizador, economia de combustível e segurança dos trabalhadores. O produto possui sistema de agito em seu reservatório para homogeneizar a calda antes do abastecimento e esse processo não deixa o produto decantar. “Isso evita entupimento de bicos do pulverizador, porque a calda estará homogênea, reduzindo parada e aumentando disponibilidade de máquina para operação. Além disso, quando a máquina de pulverização percorre as estradas da fazenda, leve, sem carga, está sujeita à quebra de barras pela trepidação, com o Bunker o equipamento não precisa mais sair do talhão e, sendo assim, não corre o risco de quebra em atividades fora da operação. Também pelo fato de não sair do talhão temos a economia de combustível, uma vez que o Bunker fará os trechos de carga abastecendo mais de um pulverizador, desta forma reduzimos o consumo de diesel na operação. Essas são vantagens operacionais que o tanque proporciona”, explica.

Outro diferencial da solução da MP Agro é seu sistema de abastecimento rápido com duplo bocal, feito pela parte inferior do tanque, proporcionando facilidade, segurança e ergonomia. E depois da operação, o Bunker pode ser limpo através de bocais de limpeza instalados na parte superior, sem necessidade de entrar no equipamento, sendo mais seguro e prático para o operador.

Mais caracteristicas

Assim como os produtos já consolidados da empresa, o tanque de abastecimento também é fabricado 100% em aço inox, inclusive sua bomba de calda, favorecendo sua longevidade. Possui sistema de manobra de válvulas simplificado, que possibilita comutar entre agito e abastecimento de forma simples, agilizando o processo no dia a dia. E ainda sistema de bombeamento híbrido, sendo o manual, onde o operador pode controlar o volume a ser abastecido no pulverizador, ou automático, onde utilizamos sensores instalados em nosso equipamento que farão o controle de volume de abastecimento automaticamente.

“O Bunker 15.000 é um implemento com um ótimo custo-benefício, voltado para a otimização e redução dos impactos gerados no processo operacional de abastecimento de autopropelidos pulverizadores. Com o objetivo de elevar a eficiência de abastecimento, o equipamento é indicado para calda pronta de herbicidas, fungicidas, inseticidas e até mesmo fertilizantes líquidos”, finaliza Sartori.

Sobre a MP Agro – Fundada em 2012 e com sede em Ibaté-SP, a empresa nasceu com o propósito de desenvolver as melhores e mais confiáveis soluções tecnológicas manufaturadas em aço inox, entregando maior produtividade e rentabilidade ao mercado agro.

ARTIGOS RELACIONADOS

O pó de rocha e a nutrição do solo

Criz Renê Zanovello Engenheiro mecânico e mestre em Produção Vegetal - Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) renecriz@hotmail.com Fabiano Pacentchuk Engenheiro agrônomo, mestre em Produção Vegetal e doutorando...

Técnicas de corte podem influenciar na produtividade

Daniel da Silva Souza Geógrafo, consultor ambiental e graduando em Engenharia Florestal geocentrosul@gmail.com   Com o novo programa de manejo das áreas florestais, introduzido pelo Ibama, o corte...

Mais eficiência no controle das lagartas do algodoeiro

Acabe com as lagartas do algodoeiro de forma eficiente e sustentável.

Pesquisa desenvolve fertilizante orgânico de biomassa de plantas

Autores Talita de Santana Matos talitasmatos@gmail.com Elisamara Caldeira do Nascimento elisamara.caldeira@gmail.com Doutoras em Ciência do Solo – Universidade Federal Rural do Rio de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!