19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMáquinasMais eficiência no abastecimento de pulverizadores

Mais eficiência no abastecimento de pulverizadores

Com o Bunker 15.000, da MP Agro Máquinas Agrícolas, a operação de preparo para a pulverização que levaria cerca de 40 minutos é feita em apenas oito minutos.

Divulgação

O trabalho no campo exige muito esforço do produtor e suas equipes para que o investimento feito para produzir dê retorno após a colheita. Dessa forma, toda inovação que chega para contribuir com um trabalho mais tecnificado é bem-vinda. O Bunker 15.000, um tanque de abastecimento rápido para pulverizadores, traz esse conceito de solução revolucionária e vem trazendo mais produtividade operacional, melhorando eficiência de tempo e economia em todo o processo dessa importante operação agrícola.

Antes do equipamento, lançado e patenteado pela MP Agro Máquinas Agrícolas, a única forma de abastecimento do pulverizador em operação era com o deslocamento dessa máquina até a usina de pré-calda. Isso é comum em médias e grandes propriedades, onde o local onde ficam os produtos, seguindo a legislação, são instalados a quilômetros de distância dos talhões. Desse modo, para ir abastecer e voltar, leva-se um tempo operacional precioso, que acaba por onerar o custo da lavoura.

Com o Bunker, o pulverizador não sai da lavoura. O tanque fica à beira da estrada, em frente ao talhão, faz a conexão de mangueira e realiza o abastecimento rapidamente devido a sua alta vazão. A solução tem potencial de abastecimento de até seis cargas por tanque, considerando pulverizadores de 2.500 litros, e leva somente oito minutos para essa etapa, que é o tempo para o operador descer do caminhão, colocar luvas, conectar ao autopropelido, acionar o sistema e abastecer.

Eficiência comprovada

Estudo feito pela empresa desenvolvedora do tanque em um grupo agrícola, durante o trabalho de aplicação, mostrou que para sair da lavoura, percorrer o caminho até a usina de calda, abastecer e voltar, são gastos em média 40 minutos pelo pulverizador. Com a redução de tempo desse processo para oito minutos, trabalhando com Bunker, houve um ganho expressivo na eficiência operacional.

As análises consideraram no cálculo o tempo da jornada de trabalho, tempos de abastecimento em ambas as situações, áreas aplicadas em ambas as situações, e o resultado mostrou que é possível aplicar 50% mais área que no processo anterior.

Willian Sartori, coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento da MP Agro, acrescenta que a solução beneficia ainda fatores como qualidade da calda, menor desgaste do pulverizador, economia de combustível e segurança dos trabalhadores. O produto possui sistema de agito em seu reservatório para homogeneizar a calda antes do abastecimento e esse processo não deixa o produto decantar. “Isso evita entupimento de bicos do pulverizador, porque a calda estará homogênea, reduzindo parada e aumentando disponibilidade de máquina para operação. Além disso, quando a máquina de pulverização percorre as estradas da fazenda, leve, sem carga, está sujeita à quebra de barras pela trepidação, com o Bunker o equipamento não precisa mais sair do talhão e, sendo assim, não corre o risco de quebra em atividades fora da operação. Também pelo fato de não sair do talhão temos a economia de combustível, uma vez que o Bunker fará os trechos de carga abastecendo mais de um pulverizador, desta forma reduzimos o consumo de diesel na operação. Essas são vantagens operacionais que o tanque proporciona”, explica.

Outro diferencial da solução da MP Agro é seu sistema de abastecimento rápido com duplo bocal, feito pela parte inferior do tanque, proporcionando facilidade, segurança e ergonomia. E depois da operação, o Bunker pode ser limpo através de bocais de limpeza instalados na parte superior, sem necessidade de entrar no equipamento, sendo mais seguro e prático para o operador.

Mais caracteristicas

Assim como os produtos já consolidados da empresa, o tanque de abastecimento também é fabricado 100% em aço inox, inclusive sua bomba de calda, favorecendo sua longevidade. Possui sistema de manobra de válvulas simplificado, que possibilita comutar entre agito e abastecimento de forma simples, agilizando o processo no dia a dia. E ainda sistema de bombeamento híbrido, sendo o manual, onde o operador pode controlar o volume a ser abastecido no pulverizador, ou automático, onde utilizamos sensores instalados em nosso equipamento que farão o controle de volume de abastecimento automaticamente.

“O Bunker 15.000 é um implemento com um ótimo custo-benefício, voltado para a otimização e redução dos impactos gerados no processo operacional de abastecimento de autopropelidos pulverizadores. Com o objetivo de elevar a eficiência de abastecimento, o equipamento é indicado para calda pronta de herbicidas, fungicidas, inseticidas e até mesmo fertilizantes líquidos”, finaliza Sartori.

Sobre a MP Agro – Fundada em 2012 e com sede em Ibaté-SP, a empresa nasceu com o propósito de desenvolver as melhores e mais confiáveis soluções tecnológicas manufaturadas em aço inox, entregando maior produtividade e rentabilidade ao mercado agro.

ARTIGOS RELACIONADOS

A evolução da colheita florestal

Rodrigo Lima Professor e doutor em Engenharia Florestal e consultor SENAI rodrigo.lima@fiepr.org.br Até a década de 1940, a colheita florestal no Brasil foi realizada de forma manual...

Como realizar o cultivo de abobrinhas sob telado?

AutoresRonaldo Machado Junior ronaldo.juniior@ufv.br Rebeca Lourenço de Oliveira rebecalourencoo@gmail.com Engenheiros agrônomos, mestres em Fitotecnia e doutorandos em Genética e Melhoramento – Universidade Federal...

Novidades em mecanização para o preparo do solo

Vinicius Evangelista Silva Engenheiro florestal. Msc. e especialista em Nutrição e Manejo " Eldorado Brasil - Três Lagoas (MS) José Geraldo Mageste Doutor e professor da...

CNA defende medida provisória que isenta tratores e máquinas agrícolas de emplacamento

  O objetivo da entidade, que também quer isenção do IPVA, é impedir elevação de custos ao produtor rural   A Confederação da Agricultura e Pecuária do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!