22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosPara cada situação, a TMG tem uma solução

Para cada situação, a TMG tem uma solução

Crédito Ana Maria

O Dia de Campo realizado pela Amipa contou com a apresentação das cultivares da TMG – Tropical Melhoramento & Genética, empresa que atua no mercado de soja e algodão desde 2001, com a missão de desenvolver soluções genéticas para entregar produtividade e rentabilidade aos agricultores.

No evento foi apresentado o portfólio de algodão da TMG, com variedades de altíssima qualidade de fibra, alta produtividade e rendimento de pluma, além de contarem com biotecnologias que auxiliam no controle de pragas e tolerância à principal doença do algodoeiro – a ramulária.

Pontos fortes de cada uma:

ð TMG 47B2RF: alto potencial produtivo, tolerância à ramulária, equilíbrio na qualidade de fibra.

ð TMG 44B2RF: ótima qualidade de fibra e tolerância à ramulária.

Materiais para refúgio:

ð TMG 61RF: alto teto produtivo e ótima qualidade de fibra.

ð TMG 62RF: bom arranque inicial e rápida definição do potencial produtivo. Excelente opção para áreas de refúgio.

“A TMG tem, hoje, mais de 1/3 do mercado do algodão no Brasil. Já temos lançamentos prontos para a safra 2020 e 2021, e a previsão é ultrapassar 40% do mercado em até duas safras. Hoje nosso banco genético está muito bom e o mercado está nos mostrando isso”, diz Luis Antonio Faeda, suporte técnico em algodão da TMG.

Primeira geração

A TMG conta com um total de seis soluções genéticas, citadas anteriormente, que fazem parte da segunda geração, e mais dois materiais da primeira geração. São eles:

ð TMG 42WS: uniformidade de pegamento entre o baixeiro, terço médio e ponteiro;

ð TMG 81WS: sistema radicular agressivo e crescimento vigoroso, aptidão a solos de média fertilidade e tolerância ao nematoide das galhas.

“As duas variedades são muito plantadas no Brasil todo, principalmente na Bahia. A TMG 81WS tem áreas na safra passada que atingiram 510 arrobas por hectare”, orgulha-se Luis Faeda.

O evento

A Ciaseeds, agora, é a nova parceira TMG. “Em razão da qualidade das sementes, a TMG cresceu cerca de 50% em volume comercializado e também em área de plantio de algodão. A Bahia voltou a plantar bastante e o Mato Grosso teve um aumento considerável. Minas Gerais, pela altitude, também se mostra propícia à cultura do algodão, então esse evento tem tudo para crescer, e vamos continuar participando”, finaliza Luis Faeda.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fitonematoides – Momento de planejar manejos eficientes

  Ricardo Bemfica Steffen Doutor em Ciência do Solo e pós-doutor em Organismos do Solo e Insumos Biológicos para Agricultura agronomors@gmail.com Gerusa Pauli Kist Steffen Doutora em...

Silenciamento gênico é a nova arma contra pragas

A ciência traz constantemente para o nosso dia a dia ferramentas e tecnologias que mudam a nossa forma de interagir com o ambiente. A...

Manjericão roxo – Produto requisitado na culinária gourmet

Muito requisitado na culinária, estima-se que a produção mundial de manjericão esteja em torno de 830 toneladas ano e, com a extração do óleo...

Peletização de sementes – A técnica para homogenizar o plantio

Sérgio Roberto Garcia dos Santos Pesquisador científico da Seção de Silvicultura do Instituto Florestal escunagarcia@if.sp.gov.br   Para espécies de sementes muito pequenas, há a necessidade de peletização para...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!