14.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 30, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesRegião do Cerrado Mineiro participa do Seminário sobre Indicações Geográficas para o...

Região do Cerrado Mineiro participa do Seminário sobre Indicações Geográficas para o Mercosul

O evento acontece em Belo Horizonte, nos dias 20 e 21 de março

Ana Cecília Velloso Branco/Divulgação

Ana Cecília Velloso Branco, membro do Conselho Regulador da Denominação de Origem da Região do Cerrado Mineiro irá representar a região no Seminário sobre Indicações Geográficas para o Mercosul. O evento acontece em Belo Horizonte, nos dias 20 e 21 de março, e é promovido pela IP Key LA, uma organização internacional especializada em propriedade intelectual de Indicações Geográficas (IGs) e marcas coletivas.

Esse evento, uma iniciativa de cooperação entre a União Europeia e os países do Mercosul, busca promover oportunidades econômicas e desenvolvimento local por meio da proteção de IGs. O seminário não apenas apoia a implementação das disposições de IG, mas também enfatiza os benefícios para os produtores locais, promovendo o acesso ao mercado e preservando o patrimônio cultural.

Além disso, Ana Cecília, que também é uma das Embaixadoras da Região do Cerrado Mineiro, terá a oportunidade de apresentar dois momentos durante o evento. Um deles abordará o Fingerprint (impressão digital), no qual a Região do Cerrado Mineiro é um case exemplar por ter sido a primeira região com Denominação de Origem (DO) no mundo a obter a tecnologia. O outro momento destacará a Rota do Café do Cerrado Mineiro, uma iniciativa que não apenas promove a excelência do café da região, mas também fortalece os laços culturais e turísticos.

“Seremos a única Indicação Geográfica em Café do Brasil a participar do Seminário. A participação da Ana Cecília no evento não só evidencia a importância do Cerrado Mineiro como uma potência na produção de café de alta qualidade, mas também demonstra o compromisso da região em compartilhar conhecimento e colaborar em níveis internacionais. Ana Cecília, ao representar a Região do Cerrado Mineiro, não apenas honra sua região, mas também inspira outros produtores a explorarem o potencial das Indicações Geográficas para o desenvolvimento sustentável e o reconhecimento global”, destaca o diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal.

Para Ana Cecília Velloso, participar deste evento é uma oportunidade incrível para o Cerrado Mineiro, uma região de atitude, se unir a outros líderes do setor de Indicações Geográficas (IGs). “Estamos conscientes do nosso papel pioneiro na produção de café de alta qualidade e sustentável, e estar presente neste seminário nos permite compartilhar nossa experiência e aprender com os outros. Acreditamos que é essencial promover a autenticidade e a diversidade do café brasileiro, e este evento nos oferece uma plataforma valiosa para fazer exatamente isso. Estamos gratos pela oportunidade e ansiosos para contribuir para a discussão sobre Fingerprint e Rotas do Café, enquanto celebramos a rica herança do Cerrado Mineiro”, avalia Ana Cecília Velloso.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Prêmio Região do Cerrado Mineiro apresenta novidades em sua décima edição

Cafeicultores podem inscrever amostras de 1º de agosto até 16 de setembro

Escola no Parque: conectando crianças ao agronegócio

O projeto 'Escola no Parque', idealizado pela Feira AgroBrasília em 2022, representa uma oportunidade singular para os alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal

Troféus são destaque no Prêmio da Região do Cerrado Mineiro

Iniciativa reconhece ações de envolvimento com o meio ambiente, a comunidade e também as mulheres, cada vez mais atuantes no segmento do café

Os melhores cafés do 11º Prêmio Região do Cerrado Mineiro

A Federação dos Cafeicultores do Cerrado realizou a Etapa de Ranqueamento Regional do 11° Prêmio Região do Cerrado Mineiro, de 26 a 28 de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!