28.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiTomate cereja - Sabor adocicado

Tomate cereja – Sabor adocicado

 

Carlos Antônio dos Santos

Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia ” Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

carlosantoniods@ufrrj.br

Margarida Goréte Ferreira do Carmo

Engenheira agrônoma, doutora em Fitopatologia e professora – UFRRJ

gorete@ufrrj.br

Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

O tomate se destaca como uma das principais hortaliças consumidas pelo brasileiro, sendo a sua produção dividida em dois segmentos: tomate para consumo in natura e tomate agroindustrial para processamento e produção de extratos, polpas e molhos.

Segundo dados do IBGE (2018), a produção brasileira total de tomate no ano de 2017 foi de 4.373.047 toneladas, em uma área de aproximadamente 64.444 hectares e com produtividade média de 67,64 t/ha.

A produção de tomate rasteiro destinado à indústria se concentra no Estado de Goiás, enquanto o tomate para consumo in natura tem sido plantado durante praticamente todo o ano nos Estados da região sudeste e sul, que são os maiores produtores.

Demanda crescente

Dentre o segmento destinado ao consumo in natura, observa-se crescimento de mais de 50% no mercado de tomates especiais, grupo que inclui o versátil e diferenciado tomate do tipo cereja.

O aumento na busca pelo tomate cereja, de sabor mais adocicado, é o resultado de uma série de mudanças do mercado consumidor, que tem sido mais exigente ao valorizar hortaliças de melhor qualidade e sabor.

Por ser um segmento menor dentro da produção de tomate, ainda não existem estatísticas oficiais quanto à sua produção no Brasil. O que se observa, no entanto, é um aumento substancial desse mercado, o que pode ser claramente notado por sua presença obrigatória nas feiras, hortifrútis e nas prateleiras dos supermercados.

Vantagens da produção

Crédito Agristar
Crédito Agristar

A produção de tomate cereja pode ser feita por produtores de diferentes níveis tecnológicos. No entanto, para os sistemas profissionais que visem à obtenção de ótimos rendimentos é necessário que seja escolhida uma cultivar adequada, com cultivo em ambiente protegido (em estufa) e que seja adotada uma série de cuidados no manejo da cultura.

Como já sabemos, o tomateiro é uma das plantas mais sensíveis a condições climáticas adversas e ao ataque de diversas pragas e doenças, além disso, também é exigente em nutrientes.

O produtor deverá dar preferência para cultivares com boas características, como alta produtividade, resistência a doenças, frutos com boa coloração, uniformidade, e alto teor de sólidos solúveis (expresso em ºBrix), por exemplo.

Aliado a isso, algumas cultivares disponíveis no mercado também apresentam uma ótima textura e firmeza, o que aumenta a durabilidade do produto, por ser mais resistente e íntegro.

Cultivo protegido

Dentre as vantagens do cultivo protegido do tomate cereja destacam-se a maior proteção contra chuva excessiva e altas temperaturas, ajuste de umidade, redução do ataque de pragas, além da maior precocidade e da possibilidade de colheita na entressafra.

Ou seja, o cultivo protegido flexibiliza a produção, reduz os riscos e confere produtos de melhor qualidade. Aliado a isso, o produtor, hoje, pode contar com diversas tecnologias envolvidas no cultivo protegido, como filmes plásticos de cobertura de maior durabilidade, telas antiafídeas, sensores, controle de fertirrigação, dentre outros.

BOX

Diferenciais

O principal diferencial do tomate cereja quanto aos demais tomates consumidos in natura é o seu sabor mais pronunciado, o que garante a fidelidade dos consumidores com agregação de sabor e qualidade.

Essa matéria completa você encontra na edição de setembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

 

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Calor em excesso pode prejudicar agricultura orgânica na Paraíba

Para os próximos dias, a Climatempo alerta para pouca chuva e temperatura elevada no estado Poucos dias após o Ministério da Agricultura divulgar as projeções...

Termotécnica inova com bases de isopor® para cultivo

O cultivo de frutas, legumes, verduras e flores passa por uma transformação focada em resultados. Os produtores precisam de uma colheita de extrema qualidade,...

Inovações em EPS (isopor®) voltadas ao Agronegócio são destaque na 35º Festa da Uva e VI Expo Vinhos, em Jundiaí (SP)

Ampliar o shelf-life da fruta, proporcionar menor perda de peso pela desidratação e manter o teor vitamínico por mais tempo. Esses são alguns dos...

Importância do planejamento e análise de investimento na silvicultura

Adriane Roglin Engenheira florestal, MSc. e coordenadora de Projetos da Consufor aroglin@consufor.com / www.consufor.com O principal objetivo de qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!