24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosVantagens do mulching no cultivo da melancia

Vantagens do mulching no cultivo da melancia

Proteção do solo, redução de custos, aumento da produtividade e qualidade dos frutos são apenas alguns dos benefícios dessa prática inovadora.

Foto: Shutterstock

Paula Rocha Guimarães Canuto
Engenheira agrônoma e consultora técnica em frutas tropicais
paula.rocha.guimaraes@gmail.com
Walleska Silva Torsian
Engenheira agrônoma e doutoranda em Fitotecnia – ESALQ/USP, Departamento de Produção Vegetal
walleskatorsian@usp.br

Dentro de uma propriedade rural, uma das maiores preocupações do produtor é a qualidade do solo. E com as tecnologias disponíveis no mercado, há diversas possibilidades de cuidado, melhoria e proteção do solo. Dentre as técnicas de proteção do solo, temos o mulching, que é muito utilizado por horticultores e está ganhando mercado entre os fruticultores.

Entenda

Mulching é uma técnica que envolve a cobertura do solo com um filme plástico específico, com resistência e durabilidade. Entre os benefícios estão: redução da incidência de pragas, melhor aproveitamento dos nutrientes fornecidos pelos fertilizantes, diminuição do uso de herbicidas e, como consequência, redução dos custos de produção.

As principais funções do mulching são: prevenção de ervas daninhas, controle de temperatura e umidade do solo, proteção dos frutos e hortaliças do contato direto com o solo, assim, evitando doenças.

O mulching vem ganhando espaço dentro de uma cultura de grande relevância no cenário brasileiro, que é a cultura da melancia (Citrillus lanatus (Thunb.) Matsum. e Nakai). Esta planta é de ciclo curto, muito sensível às pragas e doenças, dependente de um bom manejo de solo e água, e precisa de capina das ervas daninhas nos primeiros 50 dias para o bom desenvolvimento da planta.

Essa capina é feita principalmente de forma manual, com a utilização de enxada e herbicidas seletivos. É necessário bastante cuidado ao realizar a capina manual para não danificar o sistema radicular e os ramos da melancia, sendo de extrema importância seguir a recomendação técnica do engenheiro agrônomo responsável sobre a dose do herbicida, para evitar a intoxicação das plantas.

Para a melancia

Usualmente, é feita a proteção do solo em plantio de melancia com o uso de cobertura morta, como palha de arroz ou palhada seca, protegendo e mantendo a umidade do solo. Sendo assim, o mulching vem sendo difundido nesta cultura pelos diversos benefícios, principalmente nos primeiros 50 dias de desenvolvimento da planta, impedindo a formação de plantas daninhas que competem por água, luz e nutrientes.

O mulching, na cultura da melancia, traz como vantagens específicas em comparação com métodos tradicionais, como a palhada seca ou palhada de arroz, a degradação rápida no ambiente, sendo necessário repor essa palhada em cada início de ciclo da cultura, aumentando o custo de mão de obra, por exemplo.

Já o plástico do mulching, dependendo do fabricante, possui garantias de resistência e durabilidade entre 12 e 24 meses, garantindo mais de um ciclo da cultura utilizando o mesmo material.

Há estudos que mostram que houve uma redução entre 5,0 até 30% do consumo de água pela planta devido à redução das perdas por evaporação, ao utilizar o mulching. O plástico mais utilizado para a melancia seria o preto e branco, com a coloração branca voltada para fora.

Demanda nutricional

A cultura possui uma alta demanda nutricional durante o crescimento dos frutos, em especial do nitrogênio, potássio e cálcio. Sendo o nitrogênio um nutriente volátil, facilmente evaporado, o mulching traz o benefício de ajudar na redução desta perda.

Outra vantagem é a redução da quantidade de água fornecida via irrigação para as plantas, por ser uma cultura de alta demanda hídrica, variando de dois litros durante os primeiros dias até 25 litros de água diariamente, durante a formação dos frutos.

O plástico mantém por mais tempo a umidade do solo, evitando a perda de água por evaporação, aumentando, então, os intervalos entre irrigações, reduzindo o custo com energia e aumentando o aproveitamento da água fornecida via gotejo.

Pesquisas

Foto: Shutterstock

Dantas, M. et al., (2013), observaram em estudos que o uso do mulching “agrotêxtil”, também conhecido como “não-tecido” de polipropileno, em campo na cultura da melancia, resultou em maior rendimento de frutos, em relação ao solo descoberto e sem proteção.

Também foi possível notar que as plantas se desenvolveram sem infestação de pragas e plantas daninhas, principalmente durante a fase inicial da cultura. O mulching estudado na pesquisa, se for bem conservado, pode durar até três ciclos sem prejudicar a produtividade da cultura da melancia.

Opções

Os principais tipos de mulching disponíveis no mercado brasileiro são:

Preto e branco: mais recomendado para controle da temperatura, com a parte branca voltada para fora, reflete a luz solar, melhorando a atividade fotossintética. Há um baixo aquecimento do solo, reduzindo assim a temperatura do solo;

Preto: indicado para regiões mais frias, devido a sua alta resistência e durabilidade. A coloração preta promove maior absorção de calor e aumenta a temperatura do solo;

Preto e prata: tem a mesma função de manter o controle da temperatura do solo do plástico preto e branco, com o adicional da coloração prata repelir os insetos devido à alta reflexão da luz, pela cor prateada.

Para o cultivo da melancia, que normalmente é em regiões de alta temperatura, os mais recomendados são o preto e branco, e o preto e prata.

LEIA TAMBÉM:

Contras

O principal desafio que pode ser enfrentado pelos produtores de melancia, ao implementar a técnica do mulching, é a dificuldade de instalação do plástico na propriedade, sendo feita de forma manual ou mecanizada.

Outro ponto importante é colocar registros independentes de irrigação em cada linha do mulching, devido à economia de água. Se o produtor mantiver a quantidade de água utilizada na cultura sem o plástico, poderá matar as plantas “afogadas”.

Um dos pontos importantes no uso desta técnica é que, colocando os tipos de plásticos com coloração preta e branca ou preta e prata, a quantidade de luz solar refletida para as plantas pode ajudar a reduzir o surgimento da “barriga branca” nos frutos da melancia.

Esse problema ocorre devido à falta de insolação no ponto de apoio do fruto que está em contato com o solo. A lona ajuda a refletir mais raios solares e pode ajudar a reduzir a incidência dessa descoloração, melhorando a qualidade visual dos frutos.

Como é um plástico impermeável, a presença do mulching evita o contato direto do fruto com o solo, favorecendo a redução de doenças de solo, não tendo contato direto da umidade com o fruto, evitando a entrada de fungos e doenças, que poderiam apodrecer os frutos perdendo produtividade em campo.

Custo-benefício

Avaliar o custo-benefício é um importante fator, considerando os materiais e mão de obra, além dos ganhos na produção.

Seguindo as recomendações e monitorando constantemente a lavoura, os produtores de melancia conseguem obter os benefícios proporcionados pelo mulching, garantindo produtividade e, ao mesmo tempo, condições favoráveis para o crescimento saudável das plantas.

A escolha do tipo de mulching que será utilizado depende de fatores como disponibilidade local, custo e dos próprios objetivos do produtor. O mulching pode ser aplicado antes da semeadura da melancia, respeitando o espaçamento entre plantas e entrelinhas.

Preparo para receber o mulching

Geralmente, no mercado, já existem mulchings com os furos para a semeadura, ou então a aplicação pode ser feita quando as plantas de melancia já estiverem estabelecidas com algumas folhas verdadeiras, permitindo que as mesmas tenham tempo para se desenvolver antes de serem cobertas.

É importante, antes da aplicação do mulching, verificar se o solo está bem preparado, ou seja, livre de plantas daninhas e adequadamente fertilizado, pois, uma vez aplicado o mulching, fica mais difícil verificar esses itens.

A espessura do mulching varia entre 5,0 e 10 centímetros, o suficiente para fornecer os benefícios desejados. Se o mulching for plástico, deve-se fixá-lo corretamente para evitar danos causados pelo vento. É importante certificar que a água da irrigação atinja as raízes das plantas, caso seja por aspersão. Por isso, é mais indicada a irrigação por gotejamento.

Foto: Shutterstock

Deve-se verificar o local com frequência para não ocorrer o acúmulo de água, que pode atrair pragas e, consequentemente, favorecer o desenvolvimento de doenças. Logo, locais mais ventilados ao redor das plantas ajudam a prevenir doenças fúngicas. Por isso, estar atento ao espaçamento do cultivo de melancia é importante para não ter plantas muito adensadas.

Descarte final

Um ponto importante a se observar é a destinação final do plástico depois que ele é retirado da área, de forma sustentável e ambientalmente correta. Os fornecedores normalmente passam as informações de como é feito o descarte desse material, como por exemplo, entregar o plástico a um ponto de reciclagem local ou a uma empresa que faça a incineração.

Devido aos diversos benefícios do mulching, os fabricantes garantem redução de custos para a produção, na área da capina das plantas daninhas, do consumo de água e energia com o sistema de irrigação. Há, ainda, melhor aproveitamento dos fertilizantes, proteção contra pragas e doenças, sendo assim um investimento rentável para o produtor da cultura da melancia.

ARTIGOS RELACIONADOS

Custo das frutas segue variado, mas maçã tem queda de preços nas Ceasas

Os preços das principais frutas e hortaliças comercializadas nas Centrais de Abastecimento mais representativas do país não apresentaram movimento uniforme em março. O destaque...

Vantagens do mulching para o limoeiro

A demanda por alimentos mais saudáveis, de melhor qualidade, com elevado valor nutricional e ...

Couve-manteiga é sabor e saúde no prato garantida

AutoresMaria Eduarda Facioli Otoboni Darllan Junior Luiz Santos Ferreira de Oliveira Engenheiros agrônomos e mestrandos - Unesp/campus de Ilha Solteira Pablo Forlan Vargas Doutor...

Itaueira investe na Rastreabilidade dos produtos da marca Rei para garantir segurança e qualidade

Dentro das normas internacionais para exportação de alimentos e atendendo adequadamente a RDC 24 da ANVISA, a produtora brasileira de frutas utiliza o melhor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!