20.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 22, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasOutono chega e traz chuvas para grande parte das áreas agrícolas do...

Outono chega e traz chuvas para grande parte das áreas agrícolas do país

Chegada de frente fria acontece nesta quarta e encerra o período de bloqueio atmosférico, marcando o fim da atual onda de calor

Chuva/Pixabay

A atual onda de calor que vem assolando o país já tem dia e hora para acabar. É isso que mostra o levantamento realizado pela ignitia Inteligência Climática, que aponta que logo no primeiro dia da chegada do outono, na quarta-feira (20/3), uma frente fria deve desembarcar em nosso país. Essa é uma boa notícia para os produtores rurais de diversas culturas, especialmente depois do clima seco que tomou conta da maior parte das regiões do Brasil.

“A chegada da chuva vem em ótimo momento, especialmente porque ajuda a repor a água do solo, o que influencia na produtividade e na qualidade do alimento. Essa notícia é sensacional especialmente para as áreas agrícolas recém-semeadas”, explica o diretor da ignitia para América Latina, João Rodrigo de Castro.

Os Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo devem ter um primeiro dia de outono quente e abafado, com possibilidade de pancadas de chuvas de moderadas a forte a partir da tarde dessa quarta-feira. Enquanto isso, no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul as possibilidades de temporal são grandes.

No Estado de Goiás, já a partir dessa quarta, a previsão é de pancadas de chuvas que devem se estender por toda a semana. No Mato Grosso, chuvas também devem acontecer nos próximos dias.

Já na madrugada de quinta-feira (21), algumas cidades do Centro-Sul do Rio Grande do Sul e até mesmo Porto Alegre podem receber volumes consideráveis de chuva, mas sua força deve diminuir nos períodos da tarde e da noite. Em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, litoral sul do Rio De Janeiro e na divisa dos dois estados com Minas Gerais, as pancadas ganham mais intensidade, com risco efetivo de temporais.

“Como a partir de quinta a atmosfera terá mais umidade, haverá o favorecimento do crescimento de nuvens carregadas sobre o Leste e o Sul do Mato Grosso do Sul, bem como no Triângulo Mineiro”, afirma Castro.

Na sexta-feira (22), o tempo deve ficar nublado na região do Vale do Itajaí, no litoral e no Leste do Paraná e no sul de São Paulo. No Centro-Sul do Rio de Janeiro, a expectativa é de temporais. Cidades do Sul de Minas, região da Zona da Mata e parte do sul do Espírito Santo também ficam em alerta para o risco de chuvas com alta intensidade.

Sobre a ignitia

Fundada em 2010, a ignitia é a primeira empresa do mundo a entregar previsão com modelo específico para climas tropicais e personalizada para cada fazenda. O sistema desenvolvido entrega informações de alta precisão por meio de aplicativos, plataformas, alertas e dados digitais.

O sistema de previsão da ignitia é baseado no equivalente a mais de 30 anos de horas-homem de pesquisa e desenvolvimento, abordando as principais adversidades das regiões tropicais, como a variabilidade climática. Com isso, todos os segmentos do mercado agro, seja agroindústria, rede de distribuição, fornecedores de insumos, bancos, seguradoras e todos tipos de agricultores grandes, médios ou pequenos, conseguem obter informações específicas e relevantes para as suas fazendas e tomar decisões importantes e personalizadas, como o preparo do solo, aplicação de fertilizantes e aplicação de defensivos.

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Fórum Técnico Café e Clima Cooxupé

Como os cafezais estão reagindo diante do comportamento do clima, marcado por seca, ...

Codex lança nova versão da plataforma do Monitor da Estiagem

Iniciativas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul no combate à estiagem serão disponibilizadas pela solução.

Espírito Santo: Clima interfere no resultado

Com a consolidação da safra 2019 de café no Estado, houve a confirmação da produção de aproximadamente 13,5 milhões de sacas, sendo cerca de 3 milhões de sacas com o café arábica e 10,5 milhões de sacas com o café conilon

Chuva vai ajudar os pecuaristas?

O meteorologista Ruibran dos Reis apresenta um panorama da situação climática em Minas nos últimos dias, com o registro de chuva para aliviar a onda de calor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!